quinta, 25 de abril de 2024

Veja lista de 12 filmes que retratam o apocalipse

Veja lista de 12 filmes que retratam o apocalipse

20 dezembro 2012 - 13h20
G1



Há quem acredite que o mundo vai acabar no dia 21 de dezembro de 2012. Porém, ninguém sabe dizer como, de fato, isso vai acontecer. Mas se por acaso a vida quiser imitar a arte, opções não vão faltar. O apocalipse já foi tema de inúmeros filmes e foi retratado das mais variadas formas no cinema. Veja abaixo 12 filmes com ondas gigantes, explosões, gritarias ou apenas um certo clima de "último romance"

'Melancolia' (2011)
O trabalho mais recente do diretor Lars Von Trier tem um elenco repleto de bons atores (Kirsten Dunst, Charlotte Gainsbourg, Alexander Skarsgård, Kiefer Sutherland) e mostra a falta de esperança e a tensão entre familiares e conhecidos que aguardam a colisão de um novo planeta com a Terra, causando o fim da existência humana (assista ao trailer).


'Procura-se um amigo para o fim do mundo' (2012)
Única comédia da lista, "Procura-se um amigo para o fim do mundo" tem Steve Carell e Keira Knightley como improvável dupla de companheiros que se une para colocar em dia os últimos planos antes do mundo acabar. A ameaça, no caso, é um asteroide chamado Matilda, que em três semanas se chocará contra a Terra (assista ao trailer).


'Impacto profundo' (1998)
Talvez uma das maiores preocupações da humanidade é a de que um dia um cometa colida com nosso planeta. Essa é a história central de "Impacto profundo", filme no qual cidades inteiras serão destruídas por causa da catástrofe – os únicos sobreviventes são aqueles aceitos para integrarem os abrigos contra o fim do mundo. No elenco estão Robert Duvall, Elijah Wood e Téa Leoni (assista ao trailer).



'2012' (2009)
Em vez de meteoros caindo ou alienígenas invandindo a Terra, a grande ameaça em "2012" vem de dentro para fora: o centro do planeta está aquecendo de tal forma que grande parte da humanidade será extinta. Enquanto os líderes do mundo procuram resgatar pessoas importantes que teoricamente podem reconstruir a Terra, o personagem vivido por John Cusack quer apenas salvar sua família (assista ao trailer).



'O dia depois de amanhã' (2004)
As mudanças climáticas geram grandes catástrofes em "O dia depois de amanhã", cujo elenco conta com Dennis Quaid e Jake Gyllenhaal. Com o derretimento das geleiras na Terra, os oceanos começam a esfriar e uma nova e potente era do gelo ameaça a existência humana (assista ao trailer).


'Guerra dos mundos' (2005)
Adaptação do romance de ficção científica lançado em 1898 por H.G. Wells e remake do filme de mesmo nome de 1953, "Guerra dos mundos" foi dirigido por Steven Spielberg e tem Tom Cruise como protagonista. Na história, uma família americana luta para sobreviver enquanto o planeta é invadido por seres extraterrestres (assista ao trailer).



'Independence day' (1996)
Em "Independence day", Will Smith tem a complicada missão de salvar a Terra das mãos de alienígenas, que destroem cidades como Nova York, Los Angeles e Washington. O problema é que, neste caso, os seres de outro planeta são muito mais poderosos e tecnologicamente avançados do que a nossa raça, portanto o plano para libertar a humanidade deve se focar muito mais na inteligência do que na força (assista ao trailer).



'Armageddon' (1998)
Dirigido por Michael Bay, "Armageddon" mostra um grupo de astronautas que é enviado ao espaço com a missão de destruir um asteroide que ameaça acabar com a existência na Terra. Com um elenco belíssimo (que inclui Bruce Willis, Billy Bob Thornton, Ben Affleck e Steve Buscemi), o filme também marcado não apenas pela participação de Liv Tyler, filha do vocalista do Aerosmith, mas pela música "I don't wanna miss a thing", da própria banda, que foi trilha sonora do longa (assista ao trailer).



'Presságio' (2009)
Nicolas Cage é a estrela de "Presságio", longa no qual a vida no mundo é ameaçada por uma erupção solar que está prestes a acontecer. O pior é que a fatalidade já estava escrita desde os anos 50, quando uma criança que ouvia vozes deixou registrada a previsão de diversos desastres que aconteceriam no futuro (assista ao trailer).



'4:44 – O fim do mundo' (2011)
Nada de catástrofes, cenas de destruição e explosões tipicas de Hollywood. A história de "4:44 – O fim do mundo" é simples, direta e intimista: um ator de sucesso, vivido por Willem Dafoe, e uma artista plástica (Shanyn Leigh) decidem passar o dia juntos antes da completa extinção da raça humana, que tem dia e hora para acabar (assista ao trailer).



'Sunshine – Alerta solar' (2007)
Outro filme que aborda a era glacial na Terra é "Sunshine – Alerta solar". Com a eminente morte do sol, nosso planeta está ameaçado e um grupo de astronautas é enviado em uma missão que tem como objetivo explodir uma bomba para reviver a estrela central do Sistema Solar e trazer de volta a esperança para a raça humana (assista ao trailer).



'A última noite' (1998)
Sandra Oh (da série "Grey's anatomy") e Don McKellar são os protagonistas de "A última noite", cujo roteiro trata o fim do mundo como evento certo. No filme, as pessoas não apenas evitam demonstrar pânico em relação à situação como algumas delas até comemoram o fato. O roteiro mostra como o fim afeta a vida dos moradores da cidade de Toronto, no Canadá, que tentam colocar em prática suas últimas vontades antes do apocalipse. A curiosidade é a participação do cineasta David Cronenberg como ator.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONSUMIDOR

Comissão aprova verificação de idade na venda de produto proibido a menor em autoatendimento

SAÚDE

Anvisa lança painel para consulta de preços de medicamentos

GERAL

Polícia Federal retoma agendamento online para emissão de passaporte

ECONOMIA

Alimentos ultraprocessados ficarão fora do Imposto Seletivo