quinta, 28 de março de 2024
Fronteira Brasil-Paraguai

3º Encontro de Turismo de Fronteira será aberto nesta sexta-feira

15 novembro 2016 - 08h02
A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Meio Ambiente, realiza a partir da próxima sexta-feira, dia 18, o 3º Encontro de Turismo de Fronteira Brasil-Paraguai. O evento vai reunir vários municípios brasileiros e paraguaios da região de fronteira.

De acordo com o secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Meio Ambiente, Eduardo Gaúna, durante a gestão do prefeito Ludimar Novais, vários eventos vem sendo realizados em Ponta Porã, no sentido de fomentar o turismo local e regional. "E este evento que vamos realizar em novembro, visa justamente ampliar as discussões para que possamos possibilitar o crescimento da indústria do turismo", destacou.


O evento, segundo Gaúna, está marcado para a próxima semana, dias 18, 19 e 20 de novembro (sexta-feira, sábado e domingo). No primeiro dia, às 18h30min. será feito o credenciamento dos participantes, com abertura prevista para às 19h. Logo depois, às 19h30min. está prevista a primeira palestra com o tema: "O turismo na fronteira do Brasil com o Paraguai", que será proferida pela ministra Marcela Bacigalulpo, da Secretaria Nacional de Turismo do Paraguai (Senatur). A seguir, às 20h, será a vez de Allan Costa, abordar o tema: "Dilemas éticos para o mundo corporativo".

Já no sábado, o evento será retomado às 8h30min., com Mesa Redonda, discutindo: "O turismo como alternativa para a Fronteira – Gargalos e Oportunidades", tendo como moderador Daniel Real. Às 8h45min. Lis Baptista, do Paraguai, e Anderson Carpes, do Brasil, vão discorrer sobre "Uma fronteira de possibilidades". Às 9h30min., Alexandra Sampaio, da CNC, vai abordar "Vantagem competitiva para o turismo". Às 10h30min. Guilherme Paulus, da CVC, está convidado para falar sobre "Os passos para profissionalizar o destino para o mercado". Logo depois, a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), deverá enviar representante para abordar o tema: "Como vender para o mercado nacional e internacional". Ainda na parte da manhã, os palestrantes vão responder perguntas dos participantes.

Os trabalhos serão retomados às 14h40min. com a apresentação e validação das propostas para o turismo da fronteira, tendo como moderador da mesa redonda, Daniel Real. Na parte final do encontro, Lis Baptista (Senatur/Py), fará pronunciamento e logo depois, o secretário de Turismo da Prefeitura de Ponta Porã, Eduardo Gaúna.

Ainda como parte da programação, às 19h do dia 19, os participantes do encontro serão convidados a visitar o Parque Histórico Colônia de Dourados, com visita ao museu e jantar no local. No domingo, dia 20/11, às 8h sai a comitiva para visita ao Parque Nacional de Cerro Corá, com circuito de aventuras. Às 12h almoço no Chacurru, no Paraguai, e às 15h retorno para Ponta Porã e Pedro Juan Caballero.

O secretário Eduardo Gaúna disse que o evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Ponta Porã, através da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Meio Ambiente, tendo como parceiros a Câmara de Turismo da Federação do Comércio (Fecomércio), Sebrae, Senatur, Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã, Câmara de Comércio de Pedro Juan Caballero e do Ponta Porã Sem Fronteira Convention & Visitors Bureau.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE