Menu
Busca domingo, 27 de setembro de 2020

Antibióticos: uso errado coloca saúde mundial em perigo, segundo OMS

Antibióticos: uso errado coloca saúde mundial em perigo, segundo OMS

19 novembro 2015 - 09h00Por Crescer
Você medica corretamente o seu filho quando o pediatra receita antibióticos? É importantíssimo estar atento a isso. O uso errado desse tipo de medicamento está fazendo com que as bactérias mais resistentes sobrevivam, de forma que colocam a saúde de todo o planeta em risco.

É por esse motivo que a Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou nesta segunda (9) uma campanha global. O objetivo é alertar sobre o uso correto dos antibióticos, visando evitar a resistência das bactérias.

“O aumento da resistência aos antibióticos é uma crise de saúde mundial, e os governos agora reconhecem que este é um dos grandes desafios da atualidade”, afirmou hoje Margaret Chan, diretora geral da OMS, durante o lançamento da campanha Semana Mundial para o Bom Uso dos Antibióticos.

Uma pesquisa recente da Organização, feita em 12 países, revelou que boa parte das pessoas (60%) não sabe o que é a resistência das bactérias aos antibióticos. A campanha, então, ajuda a esclarecer a questão.

###O que fazer?

A OMS recomenda:

Apenas utilize antibióticos quando eles forem receitados pelo médico.

Sempre tome o antibiótico por TODO o período que o médico receitou. NUNCA pare de tomar só porque os sintomas desapareceram.

Nunca use antibióticos que sobraram após um tratamento.

Nunca divida antibióticos com outras pessoas.

Previna contaminações lavando as mãos com frequência, evitando o contato com pessoas infectadas e mantendo as vacinas em dia.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PANTANAL
Força-tarefa combate incêndio na RPPN Eliezer Batista, um dos maiores na Serra do Amolar
DIREITOS HUMANOS
Não se deve menosprezar a capacidade de um surdo, diz pesquisador
SAÚDE
Média de mortes por covid-19 no Brasil cai 10,35% em uma semana
GERAL
Engenheiro brasileiro enfrenta desafios em missão simulada