quinta, 25 de abril de 2024

Atividade econômica registra queda de 0,02% de abril para maio, diz BC

12 julho 2012 - 10h37Por Agência Brasil
A atividade econômica do país registrou retração em maio de 0,02%, na comparação com o mês anterior. É o que mostra o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), dessazonalizado (ajustado para o período), divulgado hoje (12).

O índice mensal tem oscilado este ano entre queda e alta. De acordo com o dados mensais revisados divulgados pelo BC, neste ano, também houve queda no índice em janeiro (0,22%, em relação a dezembro) e março (0,17% na comparação com fevereiro). Em abril e em fevereiro, houve alta de 0,10% e 0,39%, respectivamente.

Na comparação de maio deste ano com o mesmo mês do ano passado, o índice observado (sem ajuste para o período) registrou alta de 1,09%. Esse crescimento ocorre depois da queda de 0,02% em abril, em relação a igual mês do ano anterior, mas mostra que a atividade econômica estava em ritmo mais forte no ano passado. Em maio de 2011, na comparação com 2010, o crescimento chegou a 4,22%.

Nos cinco meses do ano, ante igual período de 2011, houve expansão de 0,85%, no caso do índice sem ajustes, considerado o mais adequado pelos economistas para esse tipo de comparação. Em 12 meses encerrados em maio, o IBC-Br, sem ajustes, registrou alta de 1,39%.

O IBC-Br é uma forma de avaliar e antecipar como está a evolução da atividade econômica brasileira. O índice incorpora informações sobre o nível da atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária.

O acompanhamento do indicador é considerado importante pelo BC para que haja maior compreensão da atividade econômica e contribui para as decisões do Comitê de Política Monetária (Copom), responsável por definir a taxa básica de juros, a Selic. O Copom tem reduzido a taxa básica como uma forma de estimular a atividade econômica brasileira, que enfrenta efeitos da crise econômica internacional. Ontem (11), a Selic sofreu um corte de 0,5 ponto percentual, para 8% ao ano, o menor nível desde que a atual política monetária foi adotada, no início de 1999.

O governo também reduziu impostos para estimular a venda de eletrodomésticos, móveis e carros e anunciou medidas para agilizar as compras governamentais. Outra ação recente foi a redução da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), usada em financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), de 6% para 5,5%.

A economia em ritmo mais lento tem levado à revisão das estimativas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país. O BC revisou a projeção para este ano de 3,5% para 2,5%. Já a de instituições financeiras consultadas todas as semanas pelo BC caiu de 2,05% para 2,01%, este ano. Ontem, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) também reduziu a estimativa de expansão do PIB, de 3% para 2,1%.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONSUMIDOR

Comissão aprova verificação de idade na venda de produto proibido a menor em autoatendimento

SAÚDE

Anvisa lança painel para consulta de preços de medicamentos

GERAL

Polícia Federal retoma agendamento online para emissão de passaporte

ECONOMIA

Alimentos ultraprocessados ficarão fora do Imposto Seletivo