quinta, 25 de abril de 2024

Brasileiro come 9 kg de peixe por ano, enquanto OMS recomenda 12 kg

Brasileiro come 9 kg de peixe por ano, enquanto OMS recomenda 12 kg

19 outubro 2011 - 15h50
Bem Estar

Quarta-feira em São Paulo é dia tradicional de comer feijoada, mas hoje o Bem Estar propôs um alimento mais leve e rico em nutrientes: o peixe!

Quem explicou o quanto o brasileiro costuma comer dessa carne e o que é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) foi o cardiologista e nutrólogo Daniel Magnoni, ao lado do endocrinologista Alfredo Halpern.

A repórter Marina Araújo foi até o Pará para ver como e quanto os moradores comem de peixe. Às margens do rio Arapiuns, as famílias passam a noite pescando, numa festa chamada “piracaia”. Acari, jaraqui, carauacu, tambaqui, tucunaré e acurimatã são algumas das espécies amazônicas.

Os enlatados são opções boas e práticas, mas prefira a sardinha e o atum embebidos em azeite e com menos sal (observe a quantidade de sódio na embalagem). Os dois – além do linguado, da pescada amarela e de peixes de água fria – são ricos em ômega 3, uma substância capaz desobstruir as artérias e reduzir em até 30% o risco de um infarto ou derrame.

No restaurante japonês, prefira o limão e não exagere no molho shoyu. Prefira a versão light, que tem menos sódio. Tempere o peixe com substâncias cítricas, como limão e laranja, para evitar o cheiro do peixe em casa.

O escabeche, preparação à base de azeite, limão e sal, ajuda a conservar o peixe cozido ou frito no dia anterior.

Só o peixe fresco ou cozido/frito pode ser congelado. Quando comprar o peixe congelado e descongelar, não o recongele. E nunca congele espécies diferentes em um mesmo recipiente.

Consumo semanal de carne por pessoa

Carne bovina – 442,4 gramas (63,2 g por dia)
Aves – 255,5 gramas (36,5 g por dia)
Carne suína – 59,5 gramas (08,5 g por dia)
Pescados – 191,8 gramas (27,4 g por dia)

Dentre os pescados, estão: peixes frescos e preparações (163,8 g ou 23,4 g por dia), peixes em conserva (2,8 g ou 0,4 g por dia), peixes salgados (20,3 g ou 2,9 g por dia) e outros pescados (4,9 g ou 0,7 g por dia).

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Moradores do campo ainda são mais afetados por insegurança alimentar

DIREITOS HUMANOS

Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave

EDUCAÇÃO

Sistema nacional reunirá informações sobre violência escolar

EDUCAÇÃO

Estados perdem mais de 180 mil professores concursados em 10 anos