sábado, 20 de abril de 2024

Conheça o trabalho do prefeito e sua importância para a cidade

14 agosto 2012 - 15h30
G1


Em uma cidade, é o prefeito quem gasta o dinheiro que os cidadãos pagam em impostos e taxas, administra os serviços públicos e nomeia as pessoas que vão trabalhar com ele e, por isso, é a autoridade mais importante em um município. Ele faz parte do poder executivo e depende dos vereadores, que são o legislativo, para governar.

A câmara municipal, onde estão os vereadores, é que vai dar o suporte para que o prefeito possa executar os projetos e aplicar corretamente o dinheiro público.

“Se você tiver vereadores que não estão se importando, que deixam a coisa acontecer, o prefeito vai mandar e vai ditar tudo o que ele quer. Se for um legislativo independente, o prefeito vai ter que sempre fazer acordos para que ele possa governar, estabelecer as prioridades e conseguir cumpri-las”, diz o coordenador de promotorias eleitorais, Edgar Roberto Lemos de Miranda.

Por isso é importante conhecer as propostas dos candidatos a prefeito para a cidade. “Se foi uma boa pessoa ou um bom profissional, com certeza vai fazer um bom mandato”, diz o comerciante Ricardo Caldeira.

Caso recente

Desde as últimas eleições municipais, Mato Grosso do Sul teve um caso de prefeito que teve que ser substituído e isso acaba atrapalhando a vida dos moradores da cidade. Foi em Dourados, a 225 km de Campo Grande, há quase dois anos, onde o chefe do executivo foi preso acusado de fraude em licitações, formação de quadrilha e desvio de dinheiro público. Ele e o vice são não foram cassados porque renunciaram ao mandato.

Quem assumiu provisoriamente, na época, foi o juiz Eduardo Machado Rocha. “A desorganização era total, era um caos. Todas as secretarias precisavam que fossem reorganizadas e restabelecida a administração”, diz. Segundo ele, é preciso tem atenção sempre.

“Não é possível que a pessoa fique votando em candidatos que somente lembram desses eleitores por ocasião das proximidades das eleições, quando vai em festas, compra uma coisa ou outra, faz favores”, fala Rocha.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa