Menu
Busca quarta, 23 de setembro de 2020

Coreia do Norte testa míssil no dia de anúncio da morte de ditador

Coreia do Norte testa míssil no dia de anúncio da morte de ditador

19 dezembro 2011 - 13h10
G1


A Coreia do Norte testou um míssil de curto alcance na costa leste nesta segunda-feira (19), no dia em que a morte do líder Kim Jong-il foi anunciada, informou a mídia sul-coreana.

A agência de notícias da Coreia do Sul Yonhap disse que uma autoridade do governo sul-coreano não acreditava que havia uma relação entre o lançamento do míssil e a morte de Kim.

O míssil caiu no mar, em uma zona da costa que não foi especificada, segundo a fonte oficial sul-coreana citada pela agência.

'Instabilidade regional'
O Japão se preparava para o inesperado depois da notícia da morte de Kim Jong-il.

"Eu emiti três ordens, que são para fortalecer nossa capacidade de reunir inteligência, cooperar com autoridades dos Estados Unidos, da Coreia do Sul e da China, e estar prontos para enfrentar o inesperado", disse o primeiro-ministro Yoshihiko Noda a jornalistas.

"Não podemos permitir que a morte de Kim prejudique a paz e a estabilidade na península coreana."

Ministros que estavam reunidos para discutir questões de segurança nesta segunda-feira não chegaram a uma conclusão sobre se o nível de alerta deveria ser aumentado para as forças militares japonesas.

"Dei ordens para que cada departamento dentro do ministério faça o máximo para coletar informações e se manter vigilante e atento", disse o ministro da Defesa, Yasuo Ichikawa, segundo o porta-voz do ministério.

Kim morreu de um ataque cardíaco no sábado (17) enquanto viajava de trem, de acordo com a mídia estatal nesta segunda-feira. A morte levanta o temor sobre quem irá comandar o país e seu polêmico programa nuclear.

Kim Jong-un, filho mais jovem de Kim Jong-il, foi apontado pela agência estatal de notícias KCNA como "grande sucessor" de seu pai.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA
Receita Federal abre nesta quarta-feira consulta ao 5º lote do IRPF
TEMPO
Clima ameno se despede de MS no segundo dia da primavera
JUSTIÇA
STF mantém obrigação de locadoras terem cota de veículos adaptados
Norma era questionada pela Confederação Nacional dos Transportes
NOTÍCIAS
Criança sob guarda deve receber mesmo tratamento que filho em plano de saúde