sexta, 29 de março de 2024

Defesa de Delcídio pede ao STF revogação de prisão preventiva

Defesa de Delcídio pede ao STF revogação de prisão preventiva

04 dezembro 2015 - 10h00Por G1
Advogados do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) apresentaram nesta quinta-feira (3) ao Supremo Tribunal Federal um pedido para revogar a decisão da Corte que determinou sua prisão na semana passada. Segundo a assessoria de imprensa do parlamentar, a defesa "aguarda, confiante, a decisão favorável da corte".

Delcídio foi preso no último dia 25 por suposta tentativa de atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato. Ele foi gravado numa conversa com o advogado e o filho do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, em que prometeu conversar com ministros do STF para libertar o ex-diretor e sugeriu plano de fuga para a Espanha passando pelo Paraguai.

A prisão preventiva -- ainda sem prazo definido para acabar -- foi confirmada por unanimidade pelos ministros da Segunda Turma da Corte, formada pelos ministros Teori Zavascki (relator do caso), Gilmar Mendes, Cármen Lúcia, Celso de Mello e Dias Toffoli.

O pedido de revogação da prisão foi protocolado em segredo de Justiça. Procurado pelo G1 para explicar o teor do pedido, o advogado de Delcídio não atendeu às ligações.

Em nota divulgada no dia 27, a assessoria do senador disse que ele tem o propósito de provar sua inocência. Segundo a assessoria, o parlamentar "encontra-se abatido, porém, sereno e concentrado", formulando sua defesa com os advogados.

Segundo as investigações, Delcídio também prometeu ajuda financeira de R$ 50 mil mensais para a família e honorários de R$ 4 milhões para o advogado em troca do silêncio de Cerveró em sua delação premiada em relação a suspeitas sobre ele.

Em depoimento dado nesta quinta à PF, Delcídio disse que queria a soltura do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró por "questões humanitárias". Em documento, obtido pela GloboNews, Delcídio respondeu que tinha interesse na soltura por motivos pessoais, por conhecer a família e ter trabalhado com Cerveró.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Programa Petrobras Jovem Aprendiz vai abrir mais de mil vagas

PERSEGUIÇÃO

Ladrão foge da PRF do Paraná, mas é preso em Mato Grosso do Sul

ESPORTES

Comitê Paralímpico revela valor de prêmios de medalhistas em Paris

ECONOMIA

Empresa sucroenergética projeta novos investimentos em MS