quinta, 18 de abril de 2024

Delcídio deve depor hoje e Dilma pede cautela por temer mentiras

Delcídio deve depor hoje e Dilma pede cautela por temer mentiras

26 novembro 2015 - 10h05Por Correio do Estado
Um dia depois da prisão inédita de um senador da República, Delcídio do Amaral (PT) deve depor nesta quinta-feira (26) na Polícia Federal. Ele só não foi ouvido ontem porque a defesa pediu que tivesse acesso aos motivos da prisão. Delcídio passou a noite em uma sala de 9 metros quadrados na superintendência da PF em Brasília e informações apuradas pela reportagem dão conta de que o petista pouco dormiu.

Ainda não há informações oficiais sobre o local do depoimento de Delcídio, ontem, acreditava-se que ele seria transferido para Curitiba (PR), onde estão centralizadas as investigações da Operação Lava Jato.

Ainda na noite de ontem, por volta das 8h30 no horário local, o Senado decidiu, por 59 votos a 13, a permanência da prisão do senador Delcídio.

REPERCUSSÃO

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, Dima Rousseff (PT) decidiu, depois de conselhos da cúpula política, que o Governo Federal não irá atacar ou isolar Delcídio. Segundo a reportagem apurou, o governo teme que Delcídio use, nas palavras de um ministro, "até mesmo de mentiras" para atacar diretamente o Palácio do Planalto e, por isso, a ordem é ter cautela.

Auxiliares de Dilma foram avisados na noite de terça-feira (24) sobre a prisão do senador. Ao tomar conhecimento dos fatos, a presidente demonstrou preocupação com o efeito que isso teria sobre votações importantes no Congresso e sobre sua imagem e a de seu governo.

Delcídio era um dos principais articuladores do governo no Legislativo, com trânsito entre parlamentares da base aliada e da oposição, e participava da maior parte das reuniões de coordenação política do Planalto, realizadas às segundas-feiras e comandadas pela presidente.

Horas após a prisão do senador, Dilma reuniu em seu gabinete no Palácio do Planalto os ministros José
Eduardo Cardozo (Justiça), Jaques Wagner (Casa Civil), Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo) e Edinho Silva (Comunicação Social) para fazer uma avaliação do cenário.

Após examinar o conteúdo das falas de Delcídio, gravadas em um áudio entregue à Procuradoria-Geral da República, Dilma ordenou que, oficialmente, o governo dissesse que foi "surpreendido" pelos fatos e defendesse "a autonomia das investigações".

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa