sexta, 29 de março de 2024

Dilma edita MP que autoriza uso de dinheiro para pagar pedaladas fiscais

25 dezembro 2015 - 10h00Por FOLHAPRESS
A presidente Dilma Rousseff editou nesta quinta-feira (24) uma medida provisória que autoriza o governo a usar o superavit financeiro registrado em 2014 para quitar parte das despesas de 2015. O dinheiro provavelmente será usado para pagar a dívida com o FGTS e os bancos públicos referentes às chamadas pedaladas fiscais.

As pedaladas foram atrasos dos repasses da União para quitar benefícios sociais e subsídios pagos por bancos públicos. Por causa delas, o TCU (Tribunal de Contas da União) reprovou as contas de Dilma Rousseff em 2014. A reprovação ainda terá de ser apreciada pelo Congresso.

Na terça-feira (22), o ministro Nelson Barbosa (Fazenda) afirmou, durante teleconferência com jornalistas estrangeiros, que o governo vai anunciar na próxima semana como será feito esse pagamento e qual o volume a ser quitado. A dívida total estimada é de R$ 57 bilhões.

A medida provisória, publicada na edição desta quinta-feira do "Diário Oficial da União", não especifica qual o volume de dinheiro que poderá ser retirado do superavit financeiro do ano passado para quitar as despesas obrigatórias de 2015.

Na entrevista com correspondentes estrangeiros, o novo ministro da Fazenda disse que o governo poderia usar esses recursos, que ficam depositados na conta única do Tesouro ou contrair nova dívida (vendendo títulos públicos) para fazer o pagamento.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE