quinta, 25 de abril de 2024

Eike Batista é o maior detentor de direitos sobre o solo de MS

Eike Batista é o maior detentor de direitos sobre o solo de MS

20 junho 2012 - 13h10
Correio do Estado


O homem mais rico do Brasil, Eike Batista, é também o maior detentor de direitos de exploração mineral em território do Mato Grosso do Sul. Pessoalmente, ou em nome de empresas, o bilionário controla 9.362,98 hectares do Estado. A exploração do subsolo no Brasil é feita em duas etapas.

Primeiro, a empresa precisa obter alvará de pesquisa, para depois realizar a exploração propriamente dita. Porém, as duas fases podem ter um longo tempo de distância entre uma e outra.

Por isso a importância do alvará, que impede que o território em questão seja explorado por outra empresa. Eike, por exemplo, explora minério de ferro no Estado, através da MMX Corumbá, em uma área de 1.611 hectares. Os outros 7.781 hectares, mesmo sem o processo de mineração, já estão reservados ao bilionário.

Os dados foram obtidos junto ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), e vieram à tona graças a nova Lei de Acesso à Informação. Porém, órgão ainda possui um levantamento parcial da autorização de pesquisa no Estado.

Deixe seu Comentário

Leia Também

LOTERIA

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 6 milhões

NOVAS REGRAS

IPVA terá limite de parcela única e melhores condições para quitar débitos

ECONOMIA

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7

PEDRO JUAN CABALLERO

Confronto em penitenciária termina com quatro pessoas mortas na fronteira