Menu
Busca terça, 26 de janeiro de 2021

Esplanada deve receber 8 mil agricultores durante mobilização

Esplanada deve receber 8 mil agricultores durante mobilização

30 maio 2012 - 08h55Por UOl
Cerca de 8 mil trabalhadores rurais de várias regiões do País estarão em Brasília nesta quarta-feira para cobrar da presidente Dilma Rousseff um posicionamento sobre a pauta de reivindicações do 18º Grito da Terra Brasil. Os agricultores ficarão na Esplanada dos Ministérios até as 17h30.

A Presidência da República recebeu a pauta de reivindicações, intitulada Agenda por um Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, no dia 27 de abril, com 138 propostas. De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), nela consta os principais pleitos de aproximadamente 20 milhões de trabalhadores rurais ligados à confederação, às 27 federações de trabalhadores na agricultura e aos mais de 4 mil sindicatos de trabalhadores rurais.

Entre os dias 21 e 29 de maio, representantes da entidade foram recebidos em quase 20 ministérios. Hoje, dia da mobilização nacional, a diretoria da Contag, coordenadores e presidentes das federações devem ser recebidos por Dilma Rousseff. A base desta 18ª edição é "a realização de uma ampla e massiva reforma agrária e a valorização e o fortalecimento da agricultura familiar, questionando o descaso do governo ao papel da terra e do território para a valorização dos povos do campo".

Entre os principais itens da pauta, estão o desenvolvimento rural com distribuição de renda e o enfrentamento às desigualdades, a garantia e ampliação dos direitos sociais e culturais com qualidade de vida no campo e nas florestas, a participação democrática, a organização sindical e o orçamento público.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Insumos para a CoronaVac devem chegar até o dia 3 de fevereiro
ECONOMIA
Estoque do Tesouro Direto cresce 5,13% e vai para R$ 62,70 bilhões
MS
Presidente da ALEMS assume o Governo do Estado até dia 30
EDUCAÇÃO
MEC institui plataforma virtual para avaliar planos de educação