quinta, 25 de abril de 2024
Brasil&Mundo

Europa pode ter surto nos próximos meses, alerta OMS

18 maio 2016 - 13h03Por Fonte: perfilnews
A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu nesta quarta-feira, dia 18, alerta sobre um potencial surto do vírus Zika na Europa durante os próximos meses – período em que a região registra o fim da primavera e o início do verão. O risco em todo o continente foi classificado pela OMS entre baixo e moderado.

Entretanto, localidades onde há circulação do mosquito Aedes aegypti, como a Ilha da Madeira, em Portugal, e a costa Nordeste do Mar Negro, têm mais chance de registrar surtos – lugares com risco moderado ou alto. "A OMS pede que países europeus, sobretudo os que tem alta e moderada probabilidade de registrar transmissão local do vírus Zika, sigam as recomendações para prevenir ou conter rapidamente um surto da doença", informou a OMS por meio de nota.

As recomendações para países com risco moderado ou alto de surtos de Zika incluem:

Fortalecer atividades de controle do vetor para prevenir a introdução e a propagação de mosquitos;

Capacitar profissionais de saúde para a detectar precocemente a transmissão local do vírus e reportar os primeiros casos e complicações em até 24 horas após o diagnóstico;

Garantir ferramentas para testar pacientes para a doença ou protocolos para envio de amostras de sangue ao exterior;

Estimular a população a reduzir focos do mosquito;

Permitir que pessoas em situação de risco, sobretudo grávidas, se protejam contra a infecção, incluindo proteção contra a transmissão do vírus por via sexual;

Mitigar os efeitos do Zika e suas complicações.

"Todos os outros países devem focar em adotar estratégias de controle do vetor de acordo com a possibilidade de transmissão local do vírus, detectando casos importados do Zika precocemente e providenciando orientação médica a viajantes que se dirigem ou que vêm de países afetados, inclusive sobre a transmissão sexual do vírus", concluiu a OMS.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7

PEDRO JUAN CABALLERO

Confronto em penitenciária termina com quatro pessoas mortas na fronteira

LEGISLATIVO DE MS

Parlamentares devem apreciar três propostas na última sessão da semana

TJMS

Judiciário de MS tem 100% dos magistrados em trabalho presencial