Menu
Busca quarta, 20 de janeiro de 2021

Médico retira verme de 13 cm de olho de homem

Médico retira verme de 13 cm de olho de homem

29 junho 2012 - 16h40
Bem Estar


Um médico indiano retirou um verme vivo, com 13 centímetros de comprimento, de dentro do olho de um paciente de 75 anos. O animal estava por baixo da conjuntiva, uma fina membrana que reveste o olho.

“Foi a primeira vez em minha carreira de 30 anos que vi um caso desses”, afirmou o médico V. Seetharaman, que já tinha ouvido falar da remoção de vermes menores, de 2 ou 3 centímetros, e acredita que esse possa ser um “recorde”.
Na última quarta-feira (27), o médico descobriu o verme no olho de P.K. Krishnamurthy, que se queixava de irritação e vermelhidão no olho. Segundo Seetharaman, o paciente também apresentava sinais de confusão mental.

O verme foi removido através de um pequeno furo feito na conjuntiva, em uma cirurgia simples que levou 15 minutos. O animal foi levado ao laboratório para ser identificado.

Já o paciente não deve ter efeitos colaterais mais graves. “Se o verme não tivesse sido retirado, poderia ter entrado nas camadas do olho e provocado perda visual”, admitiu o médico. “Ele poderia ter entrado no cérebro e provocado sérios problemas neurológicos”.

Seetharaman acredita que o verme que protagonizou o caso raro tenha chegado ao olho pela corrente sanguínea. Ele teria entrado no corpo de Krishnamurthy em algum alimento mal lavado ou mal cozido, ou ainda por algum corte no pé do paciente.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Saúde alerta sobre ligações e SMS falsos de cadastro para vacinação
IMUNIZAÇÃO
Primeiros imunizados contra Covid-19 relatam emoção e encorajam população
REGIÃO
Administrador de empresas é autuado por desmatamento ilegal
SAÚDE
Distanciamento continua fundamental, mesmo com vacinação, diz Opas