terça, 16 de abril de 2024

Mercadante: escola de tempo integral é o futuro da educação

Mercadante: escola de tempo integral é o futuro da educação

28 agosto 2012 - 00h00Por Fonte: Terra


O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, participou nesta terça-feira, 28 de agosto, de evento de lançamento da campanha institucional do Grupo RBS, que tem como objetivo buscar soluções e respostas para os problemas da educação. Durante o debate, o ministro destacou a importância da educação integral no País. "Sem educação integral o Brasil não dará um salto na educação", disse Mercadante ao afirmar que a escola em tempo integral é o futuro, o melhor caminho para a educação.

O ministro, que respondeu perguntas de educadores e especialistas em educação, do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, assumiu que o País tem deficiência na formação dos professores, principalmente em física química e matemática. "Estamos estimulando programas de bolsas para o professor se qualificar", disse. No entanto, destacou que o Brasil, que ocupa a 88ª posição no ranking da educação mundial, organizado pela Unesco, foi o País que mais evoluiu em educação nos últimos anos.

Mercadante também voltou a falar sobre os desafios do ensino médio e disse que em outubro a pasta fará uma reunião para definir mudanças e incentivos. Recentemente o MEC anunciou que irá mudar a forma de avaliar a qualidade do ensino. A proposta é substituir a Prova Brasil, avaliação que compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O ensino médio é considerado o "gargalo" da educação básica, por registrar altos índices de abandono e reprovação, além de problemas na aprendizagem.

O ministro também cobrou a participação e atenção da família na educação dos filhos, para todos os níveis de ensino a participação da família é indispensável. "Tem que ter parceria entre segurança pública, escola, família. Assim as crianças terão um desempenho melhor". Uma das prioridades no MEC, a alfabetização na idade certa, também foi destacada no debate. Para Mercadante, esse é um dos principais problemas da educação

O painel também reuniu os secretários de Educação do Rio Grande do Sul, Jose Clovis de Azevedo, e de Santa Catarina, Eduardo Deschamps. O conselheiro da organização Todos Pela Educação Mozart Neves Ramos e a secretária municipal de educação do Rio de Janeiro, Claudia Costin, participarão da discussão.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa