Menu
Busca quinta, 29 de outubro de 2020
Zika

Ministro diz que é prudente gestante usar preservativo para evitar Zika

10 março 2016 - 11h37Por Fonte: coximagora
O ministro da Saúde, Marcelo Castro, disse hoje (9) que é prudente a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para que gestantes usem preservativo ao fazerem sexo com parceiros que foram para áreas endêmicas do vírus Zika.

"Já são vários casos identificados de que as mulheres que pegaram o vírus de parceiros que estiveram em lugares onde tem a doença", ressaltou Castro, em coletiva à imprensa, na tarde de hoje, para divulgação do novo boletim de microcefalia. No Brasil, a recomendação é a mesma.

Depois da reunião do comitê de emergência em Zika da OMS, ocorrida na tarde de ontem, a diretora da organização, Margaret Chan, disse, em coletiva à imprensa, que a transmissão sexual do vírus é maior do que se imaginava.

Outra recomendação da organização é que as grávidas evitem viagens para países onde há circulação do vírus Zika. "Como o Brasil é endêmico, nós não vamos dizer para nossas gestantes não irem para lugar tal dentro do país, mas dizemos que tomem as precauções, que tomem todos os cuidados. E os cuidados valem para que estiverem no Brasil, brasileiros ou visitantes", disse Marcelo Castro.

Durante a coletiva, o diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, disse que o Ministério da Saúde está trabalhando próximo da OMS para ações relacionadas ao vírus Zika. "A OMS tem trabalhado muito próxima a nós, em todas as reuniões foi pedida a nossa participação", ressaltou o diretor.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SERVIDOR
Governador anuncia promoção de 3,7 mil servidores civis e militares
ECONOMIA
Sancionada lei de incentivos fiscais para montadoras de veículos
POLÍTICA
Mourão diz que posição do governo não é por uma Constituinte
ECONOMIA
Governo pretende economizar R$ 97 milhões com licitação centralizada