quinta, 28 de março de 2024

Obama lança 'plano de ação' para cibersegurança

10 fevereiro 2016 - 09h30Por France Presse
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, revelou nesta terça-feira (9) um novo "plano de ação nacional" de cibersegurança, para reformar as antigas redes do governo e criar uma comissão de alto nível para discutir a segurança do país na internet.

O anúncio é uma resposta a uma epidemia de ciberataques a redes de empresas e do governo nos últimos anos, que resultam em vazamentos de dados. Soma-se a isso, o projeto de lei sobre cibersegurança para compartilhar informações sobre ameaças aprovado em 2015.

Em seu orçamento para 2016, Obama pediu US$ 19 bilhões para investir em cibersegurança, o que um aumento de 35% sobre o valor atual. Destes, US$ 3 bilhões são destinados a modernizar os sistemas de informática usados por agências do governo.

"Não é segredo que, com frequência, a tecnologia do governo é como um Atari no meio de um mundo Xbox", publicou Obama em uma coluna no "Wall Street Journal".

"A Administração de Segurança Social usa sistemas e códigos dos anos 60. Nenhum negócio bem-sucedido pode funcionar desta maneira. No futuro, pediremos às agências que aumentem a proteção de sua informação mais valiosa e tornem mais fácil para elas atualizar suas redes."

Segundo Obama, seu plano "enfrenta ameaças a curto e longo prazos, e tem o objetivo de oferecer a cada americano um nível básico de segurança virtual".

A decisão foi tomada depois que, no ano passado, um vazamento expôs os dados de 20 milhões de funcionários federais, contratantes e outros, em uma violação maciça ao Escritório de Administração de Pessoal.

Isto se seguiu a notícias de que hackers afetaram dezenas de milhões de pessoas ao se infiltrarem em redes do sistema de saúde, varejistas e outras empresas, além do ciberataque à Sony Pictures.

"Estas ciberameaças são um dos perigos mais urgentes para a segurança econômica e nacional dos Estados Unidos", advertiu Obama. "Por isso, nos últimos sete anos, aumentamos a cibersegurança no governo, incluindo a integração e compartilhando informações de inteligência sobre ciberameaças, para que possamos agir mais rapidamente."

Obama emitiu uma ordem executiva que cria uma comissão de cibersegurança de 12 membros para que façam suas recomendações aos setores público e privado. O painel entregará um relatório ao presidente em 1º de dezembro.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE