sábado, 20 de abril de 2024

OMS registra número recorde de novos casos de HIV na Europa

OMS registra número recorde de novos casos de HIV na Europa

27 novembro 2015 - 11h00Por G1
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou nesta quinta-feira (26) ter registrado em 2014 o maior número de novos casos de HIV na área que chama de Região Europeia, que também inclui a Ásia Central, desde que começou a coletar registros na década de 80.

A OMS e o Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças (ECDC, na sigla em inglês) disseram em comunicado que mais de 142 mil pessoas da Região Europeia foram diagnosticadas com HIV no ano passado. O aumento ocorreu no setor leste, grupo de 15 países que inclui Rússia, Ucrânia e a Ásia Central.

O comunicado foi divulgado após a publicação, na terça, de descobertas do programa de Aids da Organização das Nações Unidas (ONU) que revelaram que as novas infecções de HIV, no geral, caíram 35% desde o pico da pandemia de trinta anos em 2000.

"A transmissão heterossexual é responsável pelo aumento no leste da Europa, e a transmissão por drogas injetáveis continua sendo substancial", informou a declaração conjunta da OMS e do ECDC.

A porta-voz do ECDC, Caroline Daamen, afirmou que o "leste da Europa" se refere às partes do leste da Região Europeia, onde as organizações disseram que o número de novos casos de HIV mais que dobrou na última década.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa