quarta, 24 de abril de 2024

Polícia Federal prende empresário amigo de Lula em Brasília

Polícia Federal prende empresário amigo de Lula em Brasília

24 novembro 2015 - 08h33Por G1
A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira, dia 24 de novembro, em um hotel de Brasília, o pecuarista José Carlos Bumlai, na 21ª fase da operação Lava Jato. A prisão é preventiva, que não tem data para vencer, segundo o portal G1. Ele será levado para a Superintendência da PF, em Curitiba.

Bumlai deporia nesta terça na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), que investiga operações envolvendo o banco, por isso viajou a Brasília.

A Polícia Federal (PF) cumpre, desde a madrugada desta terça-feira, (24), a 21ª fase da Lava Jato, batizada de Operação Passe Livre. Ao todo, foram expedidos 25 mandados judiciais, sendo um de prisão preventiva, além de 25 mandados de busca e apreensão e seis de condução coercitiva, quando a pessoa é obrigada a prestar depoimento. A ação é realizada em São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

20ª fase

A 20ª fase da Operação Lava Jato cumpriu 18 mandados judiciais e prendeu o ex-gerente executivo da Petrobras Roberto Gonçalves e Nelson Martins Ribeiro, apontado como operador financeiro.

O objetivo desta etapa, conforme o Ministério Público Federal (MPF) e a PF foi buscar provas documentais sobre crimes cometidos dentro da petrolífera. Os dois presos são suspeitos de participação no esquema criminoso de fraude, corrupção e desvio de dinheiro.

Eles são investigados por receber valores indevidos de representantes de empresas com contratos relacionados às refinarias Abreu e Lima, em Pernambuco, e Pasadena, nos Estados Unidos, segundo a PF.

Ambos tiveram um mandado de prisão temporária expedido. Após o término do prazo, no dia 20 de novembro, a Justiça pediu a prorrogação do prazo por mais cinco dias. Pediu a conversão da prisão para preventiva. Com isso, os dois permanecem detidos à disposição da Justiça.

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍTICA

Sancionada lei que torna patrimônio cultural os blocos de carnaval

POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

MORTES NA BR-163

Motorista diz que Uno transportava mãe e filho com as lanternas traseiras apagadas

INTERNACIONAL

Israel não prova ligação de agência da ONU em Gaza com 7 de outubro