Menu
Busca terça, 07 de julho de 2020

Tremor de magnitude 3,8 atinge região oeste da Bahia

10 dezembro 2015 - 08h15Por G1
Um abalo sísmico de magnitude 3,8 atingiu a região oeste da Bahia no final da manhã desta quarta-feira (9), segundo informações do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP). O tremor ocorreu pouco antes das 12h, no horário local. O epicentro foi registrado perto do município de Mansidão e deixou moradores assustados. Foi o segundo tremor de terra registrado na Bahia em pouco mais de um mês.

O professor e técnico de sismologia da USP, José Roberto Barbosa, disse que ainda não há informações sobre o número de cidades atingidas, mas é possível que localidades em um raio de até 50 quilômetros possam ter sentido o abalo, considerado leve.

"Esse tremor certamente foi sentido em várias cidades próximas, mas ainda não é possível dizer quais. Tem características de tremor de terra natural, ocasionado pela movimentação das placas tectônicas", destacou.


O abalo foi registrado pela estação da USP que fica a 220 quilômetros do local do epicentro. "Ele foi registrado exatamente às 12h49min e 53s, no horário de Brasília [11h49min e 53s na Bahia], e alcançou magnitude de 3,8 na escala Richter. Não sabemos quanto tempo durou, mas deve ter sido poucos segundos. Não é um evento universalmente forte, mas a nível de Brasil é um evento importante", disse o professor.

Edna Ferreira Dias, secretária de Cultura, Esporte e Lazer do município de Mansidão, informou que, no centro da cidade, várias pessoas saíram correndo de casa durante o abalo. "Atingiu o centro da cidade e alguns povoados. A cidade inteira sentiu. Foi um tremor bem fraco, mas algumas pessoas disseram que sentiram as paredes das casas tremerem. No momento do abado, as pessoas saíram correndo das casas porque não estavam entendendo o que estava acontecendo. Foi uma coisa que ninguém esperava", destacou.

Outro tremor

No dia 6 de novembro, outro abalo sísmico atingiu seis municípios baianos e teve como epicentro a zona rural do município de Ibicuí, no sudoeste do estado. Por ter ocorrido em uma área com poucas residências, o fenômeno acabou sendo percebido com maior notoriedade nos municípios vizinhos, como Nova Canaã, Itororó, Firmino Alves, Iguaí e Poções. O tremor atingiu a magnitude de 3.2 graus na escala Richter, que é considerado de baixo intensidade.

Deixe seu Comentário

Leia Também

NOTÍCIAS
3ª Câmara Criminal mantém prisão preventiva de acusado de feminicídio
MS
Agência convoca substitutos de programa habitacional na Capital
POLÍTICA
Presidente Jair Bolsonaro testa positivo para covid-19
NOTÍCIAS
Negada indenização a vizinho por não comprovar ofensas