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Usuários reclamam de demora para agendar consultas médicas em MS

23 julho 2012 - 14h50
G1

O tema de reportagem escolhido na enquete do Bom Dia MS foi a dificuldade dos usuários em agendar uma consulta médica, tanto nos planos de saúde como no Sistema Único de Saúde. Clientes das operadoras reclamam que consultas são marcadas com prazo de quatro meses, e usuários do SUS se queixam de demoras que chegam a um ano.

A produção do Bom Dia MS ligou para o consultório de uma endocrinologista em Campo Grande para testar o serviço dos planos de saúde. Pelo convênio, a secretária da médica informou que a agenda seria reaberta no mês de setembro, para que as consultas fossem realizadas a partir de outubro. Em outro telefonema, quando foi solicitada uma consulta particular, a secretária disse que o atendimento poderia ser marcado no mesmo dia.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estabeleceu prazos para as operadoras de planos de saúde para marcação de consultas. Nos casos de urgência e emergência, o atendimento deve ser imediato. Procedimentos básicos, como clínica médica, pediatria, ginecologia, obstetrícia e cirurgia geral devem ser marcados em no máximo 7 dias úteis. Para as demais especialidades, o prazo é de 14 dias. A espera maior só está prevista para os procedimentos de alta complexidade: 21 dias.

Para o presidente da Caixa de Assistência dos Servidores de Mato Grosso do Sul (Cassems), Ricardo Ayache, a demora no atendimento pode ser justificada pela falta de profissionais. Outro ponto são os contratos estabelecidos com os médicos, que limitam a quantidade de consultas diariamente.

Se a dificuldade existe para quem tem plano de saúde, a situação de quem depende da rede pública não é muito diferente. Em Campo Grande, as consultas são feitas apenas nas unidades básicas de saúde. A Prefeitura Municipal informou, por meio de nota, que as unidades de saúde de Campo Grande não apresentam problemas nem dificuldades com relação ao agendamento de consultas.

A Secretaria Municipal de Saúde garantiu ainda que basta um telefonema para que a consulta seja marcada para o dia seguinte. A produção do Bom Dia MS ligou para o número informado pela prefeitura. Depois de duas tentativas, não foi possível marcar a consulta.

Para reclamar da falta de atendimento pelo Sistema Único de Saúde, o usuário pode ligar para o número 136. A ANS também disponibiliza um número para quem tiver reclamações sobre os planos de saúde: 0800-701-9656.

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