terça, 23 de abril de 2024

Vasos sanguínos artificiais são feitos a partir de gordura de lipoaspiração

30 julho 2012 - 00h00
*Fonte: Isaude


Células-tronco adultas extraídas de gordura de lipoaspiração podem ser usadas para criar novos vasos sanguíneos de pequeno diâmetro para uso em cirúrgia cardíaca de bypass entre outros procedimentos

"Esses vasos sanguíneos derivados de lipoaspiração, produzidos em laboratório, têm potencial para ajudar a resolver um dos principais problemas associados ao enxerto de vasos sanguíneos de outras partes do corpo ou do uso de vasos sanguíneos artificiais que não são de tecidos vivos", diz o principal autor do estudo Matthias Nollert, da University of Oklahoma, nos Estados Unidos.

"Os atuais enxertos de vasos de pequeno diâmetro carregam um risco inerente de coagulação, rejeição, ou de não funcionarem normalmente. Os vasos sanguíneos artificiais que desenvolvemos têm boas propriedades mecânicas e acreditamos que eles vão contrair normalmente quando expostos aos hormônios. Eles também parecem evitar o acúmulo de plaquetas do sangue - um componente do sangue que provoca estreitamento artérial", diz Nollert.

No presente estudo, as células estaminais adultas derivadas da gordura são transformadas em células de músculo liso em laboratório, e, em seguida, são "semeadas" para se transformarem em uma membrana de colágeno muito fina. À medida que as células estaminais se multiplicam, os investigadores as enrolam em tubos que correspondem ao diâmetro dos vasos sanguíneos pequenos. Em três a quatro semanas, elas se transforam em vasos sanguíneos utilizáveis.

A expectativa da equipe de pesquisa é que um protótipo funcional possa ser testado em animais dentro de seis meses.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DIREITOS HUMANOS

Iniciativa da ONU busca elevar respeito a direitos humanos em empresas

GERAL

Marco Civil da Internet completa 10 anos com avanços e desafios

SAÚDE

Cobertura vacinal contra a pólio no Brasil melhora, diz Unicef

ECONOMIA

Receita Federal abre consulta a novo lote residual do Imposto de Renda