quinta, 18 de abril de 2024

Vendas no varejo avançam 0,8% em abril, aponta IBGE

Vendas no varejo avançam 0,8% em abril, aponta IBGE

14 junho 2012 - 10h05Por G1
As vendas no comércio varejista brasileiro seguiram em alta em abril, registrando crescimento de 0,8%, de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta quinta-feira (14). No ano, o indicador tem alta de 9,2% e, em 12 meses, de 7,2%. Na comparação com abril do ano passado, o varejo cresceu 6,0%. Esse é o segundo mês seguido de alta. Em março, o aumento havia sido de 0,2%.

Em abril, a receita nominal de vendas avançou 0,6% na comparação com o mês anterior. Sobre o mesmo período do ano passado, a alta é de 7,5%. Já no ano, o indicador acumula aumento de 12,2% e, em 12 meses, de 11,4%.

Dos dez ramos pesquisados pelo IBGE, oito mostraram aumento no volume de vendas em abril, sobre março. Os melhores resultados partiram de combustíveis e lubrificantes (2,5%); material de construção (1,8%); móveis e eletrodomésticos (1,5%); equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (1,3%) e tecidos, vestuário e calçados (1,1%). Na contramão, as vendas tiveram queda em hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,8%) e livros, jornais, revistas e papelaria (-2,9%).

Na comparação anual, seis atividades mostraram aumento, com as maiores influências partindo de móveis e eletrodomésticos (12,1%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,6%); equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (33,2%) e combustíveis e lubrificantes (6,4%). Na outra ponta, livros, jornais, revistas e papelaria teve queda de 4,3%% e tecidos, vestuário e calçados, de 1,1%.

O resultado do setor de móveis reflete a política do governo de incentivo ao consumo por meio da redução de alíquotas de IPI para a linha branca, além da manutenção do crédito, da estabilidade do emprego e do crescimento da renda, segundo avaliação do IBGE, em nota.

Regiões Todas as unidades da federação apresentaram resultados positivos no volume de vendas na comparação com abril de 2011, com destaque para Roraima (24,0%); Amapá (15,7%); Acre (13,0%); Tocantins (13,0%) e Mato Grosso do Sul (12,5%).

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa