quinta, 28 de março de 2024

11º RC Mec realiza Exercício de Adestramento da Reserva

11º RC Mec realiza Exercício de Adestramento da Reserva

19 novembro 2011 - 09h10
Mercosulnews




O 11º RC Mec (Regimento de Cavalaria Mecanizado) de Ponta Porã está realizando o Exercício de Adestramento da Reserva Mobilizável/2011 – Operação Marechal Dutra, iniciado em 14 de novembro, com previsão de término em 25 de novembro. Os 97 reservistas que foram convocados estão recebendo instrução militar e realizarão o exercício de campanha na Fazenda Santa Virgínia.
Após o Exercício de Mobilização, será assegurado o retorno dos reservistas ao cargo, função ou emprego que exercia ao ser convocado, nos termos do artigo 196 do RLSM e do artigo 472 do decreto-lei Nr 5452, de 1º de maio de 1943 (CLT). O Exército Brasileiro realiza, anualmente, Exercícios de Mobilização de várias Unidades em todo o Território Nacional.

Este ano, o 11º RC Mec foi escolhido para aplicar o referido exercício e convocou reservistas (cidadãos que já cumpriram com o serviço militar obrigatório), em caráter compulsório, de acordo com a Lei do Serviço Militar para participar da Operação Marechal Dutra. Esse Exercício foi planejado pelo Ministério da Defesa e previsto no Artigo 65 da Lei Nr 4375/64 e no Decreto Nr 57654/66 – Lei do Serviço Militar e seu Regulamento.

A finalidade do Exercício é conscientizar os militares sobre a importância da mobilização como potencializadora de recursos humanos para a Força Terrestre (F Ter) e sua relevância no contexto da Estratégia da Dissuasão; proporcionar à tropa, particularmente aos futuros reservistas, os conhecimentos indispensáveis a uma mobilização eficaz.

É objetivo realizar a reciclagem da instrução militar dos reservistas, reforçando não somente as técnicas e táticas militares, mas principalmente, os conceitos relacionados com as virtudes e atitudes militares; manter o vínculo dos reservistas com a F Ter; estimular, de modo indireto, a opinião pública nacional para o desenvolvimento do espírito de defesa; colher experiências que contribuam para, em curto prazo e por intermédio da mobilização, aperfeiçoar a estrutura organizacional do Exército; e formar uma “Reserva Mobilizável Apta”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro

GESTÃO PÚBLICA

Semana Santa: confira o 'abre e fecha' dos serviços públicos de Mato Grosso do Sul

ECONOMIA

Audiência na Câmara discute transferência das loterias federais para subsidiária da Caixa Econômica

ECONOMIA

Vendas do Tesouro Direto caem 16,7% em fevereiro