sexta, 29 de março de 2024
JUSTIÇA

1ª Câmara Criminal mantém condenação por tentativa de latrocínio

30 novembro 2020 - 15h30Por TJMS

Os magistrados da 1ª Câmara Criminal, por unanimidade, negaram provimento ao recurso interposto por um homem condenado à pena de 12 anos de reclusão, em regime inicial fechado, e ao pagamento de seis dias-multa, por tentativa de latrocínio - delito previsto no art. 157, § 2º, II e § 2-A, I (por duas vezes) e no art. 157, § 3º, II, combinado com art. 14, II, todos do Código Penal.

A defesa requereu a desclassificação da conduta de latrocínio tentado para a de tentativa de roubo majorado pelo concurso de pessoas e uso de arma de fogo. Subsidiariamente, buscou a aplicação do patamar máximo (2/3) da minorante relativa à tentativa.

A Procuradoria-Geral de Justiça opinou pelo desprovimento do recurso.

Narra o processo que no dia 22 de novembro de 2018, às margens da BR-163, no interior do Estado, acompanhado de outro rapaz não identificado, o réu invadiu um estabelecimento e os dois anunciaram o assalto. Na ação, levaram um aparelho celular, R$ 80,00, 25 facas diversas e três chairas.

Durante o assalto, o motorista de uma transportadora parou no local e foi rendido. Dele, os assaltantes levaram um aparelho celular, R$ 20,00 e uma corrente de prata.

No dia 5 de dezembro de 2018, o réu analisou o movimento do mesmo estabelecimento comercial e, após alguns instantes, aproximou-se do local em uma motocicleta, desceu do veículo e anunciou o assalto, exigindo que fosse entregue todo o dinheiro do caixa.

Após entregar o dinheiro, a vítima reagiu ao assalto, iniciando uma luta corporal com o bandido, e acabou sendo atingida por tiros na clavícula, na coxa e nas nádegas, sobrevivendo após atendimento médico.

As vítimas dos dois assaltos, posteriormente, reconheceu o acusado por fotografia, relatando a certeza de que foi ele quem praticou os atos criminosos.

Para a relatora do processo, Desa. Elizabete Anache, o réu possuía a nítida intenção de subtrair dinheiro da vítima do segundo assalto, tanto que disparou três vezes e não matou a vítima por circunstâncias alheias a sua vontade, não restando dúvidas quanto à prática do crime de tentativa de latrocínio.
 
“Assumindo-se o risco de produzir o resultado morte para subtrair coisa alheia móvel, fica caracterizado o crime de latrocínio. Na eventualidade desse resultado não se concretizar por circunstâncias alheias à vontade do agente, configura-se o delito em sua forma tentada, não havendo que se falar em desclassificação para o crime de roubo”, ressaltou a desembargadora.

Sobre o pedido de aplicação da fração máxima de redução (2/3) pela tentativa, a magistrada destacou que, “ao definir o quantum de diminuição da pena correspondente à tentativa, o julgador deve considerar o iter criminis percorrido e, considerando que o réu, almejando viabilizar a subtração de dinheiro da vítima, atirou três vezes contra ela, lesionando sua clavícula, coxa e nádegas, entendo que o iter criminis foi percorrido quase em toda a sua totalidade”.

“Constatado que o agente chegou muito próximo à consumação do delito, é incabível a máxima redução da minorante referente à tentativa (fração de 2/3). A redução operada pelo juízo sentenciante (metade da pena) é adequada e deve, portanto, ser mantida. Ante o exposto, nego provimento ao recurso de apelação interposto”, concluiu.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Programa Petrobras Jovem Aprendiz vai abrir mais de mil vagas

ESPORTES

Comitê Paralímpico revela valor de prêmios de medalhistas em Paris

SAÚDE

Casos de síndrome respirartória aguda grave sobem no país, diz Fiocruz

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã