sexta, 29 de março de 2024
UEMS

Acadêmicos da UEMS de Campo Grande farão trote solidário amanhã

23 fevereiro 2016 - 10h31Por Fonte: noticias
Os novos alunos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) de Campo Grande serão recebido com trote solidário amanhã (24). O Centro Acadêmico Milton Santos, do curso de Geografia, em parceria com demais cursos da unidade, está convidando os calouros para doar sangue das 13h30 às 16hs na sede do Hemosul.

O objetivo, além de promover a integração, é incentivar a participação social. “Não será aceito qualquer tipo de ato que cause agressão física, moral, humilhação ou outras formas de constrangimento, a quem quer que seja”, explica Kamila de Souza Santos, diretora de Eventos do Centro Acadêmico.

Para doar sangue

Os interessados em doar sangue devem ter entre 18 e 67 anos de idade, pesar mais de 55 quilos e estarem bem alimentados. Além disso, é necessário responder a um questionário e passar por uma triagem clínica. Algumas doenças impedem a doação de sangue, como as cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas e câncer. Não pode doar quem teve hepatite após os 11 anos. Também há restrições para pessoas que compartilham seringas, usuários de drogas e portadores do HIV.

Em algumas situações, é preciso respeitar um intervalo de tempo para fazer a doação. Por exemplo, quem fez tatuagem ou maquiagem definitiva precisa aguardar de seis a 12 meses. No caso de cirurgias, o tempo varia de três meses a um ano. Quem teve dengue, até seis meses após a cura, e gripe, sete dias.

Outras recomendações são de que o doador não tenha fumado uma hora antes da coleta, não tenha ingerido bebida alcoólica por pelo menos 12 horas, e tenha evitado alimentos gordurosos.

No dia da doação, durante a triagem serão feitos vários exames, como a tipagem sanguínea, sífilis, chagas e hepatites B e C.

O Hemosul fica na Av. Fernado Correa da Costa nº 1304, em Campo Grande.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE