quinta, 25 de abril de 2024
Reajuste salarial

Ação de auditores da Receita causa fila na fronteira de MS

Ação de auditores da Receita causa fila na fronteira de MS

15 julho 2016 - 08h00Por G1
Operação Padrão promovida pelos funcionários da Receita Federal em todo o país nesta quinta-feira (14), provocou a formação de uma longa fila e várias horas de espera para quem tinha que passar pelo posto aduaneiro Esdras, fronteira do Brasil com a Bolívia, em Corumbá, a 415 quilômetros de Campo Grande.

Segundo o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco), a manifestação acontecerá duas vezes por semana, às terças e quintas, em resposta ao atraso do governo federal em enviar um projeto de lei ao Congresso para reajustar os salários da categoria.

De acordo com o auditor fiscal, Hermano Toscano, alguns serviços como a vigilância e a repressão ao tráfico e ao contrabando, atendimento ao contribuinte foram suspensos nesta quinta-feira. O efetivo do posto, que é de apenas dois servidores por plantão, foi reforçado com auditores e analistas para a operação Padrão.

Em média passam pelo local, conforme o auditor, entre mil e dois mil veículos por dia e apesar da grande movimentação, a fiscalização que é feita por amostragem, não provoca a formação de filas. Na operação desta quinta, todos os veículos e pessoas que estão passando pelo local estão sendo fiscalizados. O tempo de espera na fila está entre uma e duas horas.

A espera fez com a fila passasse a ocupar mais de uma faixa da estrada que leva até o posto, causando além do congestionamento, uma grande confusão no trânsito o que levou até mesmo alguns condutores a desistirem de tentar atravessar a fronteira.

Já em Ponta Porã, fronteira com o Paraguai, auditor fiscal da Receita Federal do Brasil e inspetor chefe substituto da Inspetoria da Receita Federal no município, Marcial Cézar Marques Pinazo, conta que como houve ampla divulgação de que o movimento ocorreria em dias pré estipulados, terças e quintas-feiras, as pessoas que precisam utilizar os serviços do órgão se organizaram para encaminhar as demandas previamente.

"Em princípio não houve mudança. Está normal até o momento", diz ele, completando que a unidade atende em média as demandas de importação e exportação de 60 caminhões por dia e que o prazo de liberação da documentação é de cerca de dois dias. Entretanto, com o movimento, ele alerta que pode ocorrer acúmulo de trabalho e esse prazo saltar para sete dias.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Polícia Federal retoma agendamento online para emissão de passaporte

ECONOMIA

Alimentos ultraprocessados ficarão fora do Imposto Seletivo

EDUCAÇÃO

Segunda parcela do Pé-de-Meia começa a ser paga nesta quinta-feira

GERAL

Moradores do campo ainda são mais afetados por insegurança alimentar