terça, 23 de abril de 2024
Ponta Porã

Agepen vistoria obra de ampliação do presídio de Ponta Porã

24 fevereiro 2016 - 11h05Por Fonte: noticias
Com o objetivo de reduzir o déficit carcerário no Estado, estão sendo construídas mais 120 vagas na Unidade Penal Ricardo Brandão, presídio masculino de regime fechado de Ponta Porã . O diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Ailton Stropa Garcia, vistoriou as obras na semana passada.

A ampliação é executada por meio de uma parceria entre o Governo do Estado – através da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e da Agepen – o Conselho da Comunidade, Poder Judiciário, Ministério Público e a Prefeitura local.

Segundo o diretor-presidente da Agepen, as obras estão bem encaminhadas. “Vamos finalizar essa ampliação antes do prazo proposto, com a previsão de entrega em junho desde ano, mas o prazo inicial vai até outubro”, ressalta, destacando que a iniciativa aumentará o número de vagas e diminuirá a superlotação do presídio.As obras de ampliação estão sendo executadas a baixo custo com a utilização da mão de obra dos próprios detentos, que, a cada um dia trabalhado, reduzem um no total da pena. Os tijolos utilizados na construção são feitos no presídio, também pelos internos, com uma produção média de mil unidades por dia.

Supervisionados pelo diretor do estabelecimento prisional, Carlos Eduardo Lhopi Jardim, e pelo agente penitenciário Claudio Roberto Viana de Araújo, os detentos trabalham na obra projetada pelo arquiteto da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, Fábio Alex Correa.

A vistoria foi acompanhada pelos diretores de área da Agepen, Gilson Martins (Assistência Penitenciária), Arnold Rosenacker (Administração e Finanças) e Mauro Levermann (Operações – em exercício), além do chefe de gabinete, Dumas Torraca, entre outros.

Na oportunidade, os dirigentes visitaram também a estabelecimento penal masculino de regime semiaberto da cidade e o presídio feminino; a unidade destinada às mulheres está recebendo obras na área de saúde.

Dourados

Dando continuidade a vistorias no interior do estado, o diretor-presidente da agência penitenciária visitou o presídio semiaberto de Dourados. A unidade penal foi ativada no dia 4 de maio do ano último e abriga os internos do regime semiaberto e aberto.

Com capacidade para 436 detentos, a unidade prisional conta com 3.609 metros quadrados de área construída, que inclui bloco administrativo, dois blocos de celas, área de convivência, quadras de esportes, guaritas de segurança e estacionamentos interno e externo. Durante a visita Stropa aproveitou e acompanhou os trabalhos dos internos na horta e no galpão para oficinas de trabalho, além das obras de implantação de uma panificadora no local.

Ainda em Dourados, a direção da Agepen se reuniu com autoridades locais, onde foi discutida uma parceria para a reforma da Escola Municipal Prefeito Ruy Gomes, no Distrito de Vila São Pedro. A ideia é que seja utilizada mão de obra dos detentos na reforma da escola.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa