sexta, 29 de março de 2024
DOURADOS

Agricultura tamanho família será exibido hoje no Cineclube

09 novembro 2019 - 15h00Por Dourados News

Agricultura Tamanho Família (2014) e O Fio da Meada (2019), ambos do cineasta brasileiro Sílvio Tendler, fazem parte da programação da 8ª Mostra Ecofalante, no Cineclube UFGD. As exibições ocorrerão nos dias 9 e 16 de novembro, às 17h, no cineauditório da Unidade 1 UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso). 

Agricultura Tamanho Família (2014), que será apresentado neste sábado (09), é o terceiro filme da Trilogia da Terra, composta por O Veneno Está na Mesa (2011) e O Veneno Está na Mesa II (2014).

O filme mostra as diversas formas de agricultura familiar e o quanto ela cria e impulsiona a cultura, a produção, as relações sociais e os afetos no interior brasileiro. O documentário revela que o agronegócio não é a única modalidade de produção existente no campo, nem é o mais importante para o abastecimento interno e a garantia da segurança e soberania alimentar do povo brasileiro.

Já O Fio da Meada mostra a luta de povos tradicionais brasileiros contra a urbanização opressora. Neste documentário, Silvio Tendler instiga a denuncia à violência nos campos e nas comunidades tradicionais, cada vez mais ameaçados pela ação do homem em nome do progresso. Caiçaras, quilombolas e indígenas lutam para sobreviver e para tentar impedir que suas reservas naturais sejam destruídas pelo processo de urbanização.

Os filmes estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. A entrada é franca e todos os interessados pela temática podem participar, sem a necessidade de inscrição prévia. Haverá debate após a exibição de cada filme.

No Cineclube UFGD, a 8ª Mostra Ecofalante prossegue ao longo de novembro e contemplará ainda a apresentação de Amazônia: o despertar da Florestania (Christiane Torloni & Miguel Przewodowski, Brasil, 2018) e O Amigo do Rei (André D’Elia, Brasil, 2019). 

MOSTRA ECOFALANTE

Esta é a primeira vez que a Mostra Ecofalante está em Mato Grosso do Sul. A Mostra é um evento anual, está em sua 8ª edição e acontece desde 2012, sempre no primeiro semestre.

Ao longo do ano, a ONG Ecofalante realiza exibições com parceiros educacionais e institucionais, democratizando o acesso às obras excepcionais de que fizeram curadoria, com propósito de levar cultura e informação, com filmes e debates, para cada vez mais lugares.

Na UFGD, o evento começou em 24 de outubro dentro das atividades do Encontro de Direito e Relações Ambientais Internacionais. Além do Cineclube, outras sessões serão realizadas na Faculdade de Ciências Humanas (FCH) e na Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais (FCBA).

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE