terça, 23 de abril de 2024
Educação

Alunos de escola estadual de MS participam de Festival de Robótica em Brasília

10 novembro 2016 - 13h32Por Fonte: noticias
A quarta-feira (9) foi diferente para um grupo de estudantes da Escola Estadual Professor Henrique Ciryllo Corrêa, que trocou a escola, no Bairro Cruzeiro, em Campo Grande, pelo aeroporto, para embarcar rumo a Brasília. Na Capital Federal, a turma representará a Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, entre 10 e 13 de novembro, do Festival SESI de Robótica Firt Lego League, na Olimpíada do Conhecimento.Segundo July Miguita Falusino, do 8º ano do ensino fundamental, estava difícil controlar a ansiedade antes do embarque. "Estamos muito animados em representar Mato Grosso do Sul no Torneio de Robótica, em Brasília. Com esse trabalho que desenvolvemos nós já aprendemos muito e sabemos que lá aprenderemos ainda mais e, por isso, daremos o nosso melhor", explicou a estudante, que integra a equipe de robótica da EE Prof. Henrique Ciryllo Corrêa, formada por dez estudantes do 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental.

Este ano, o tema do Festival é "Animal Allies, como os humanos e os animais podem se ajudar". "A ecolocalização do morcego serviu de inspiração para desenvolvermos um protótipo que auxiliará cegos e deficientes visuais", destacou o professor gerenciador de Tecnologias Educacionais e Recursos Midiáticos (Progetec), Jhonatan de Lara Gonçalves, um dos orientadores do trabalho. Nascia, assim, o Time de Robótica Bat Inovation.

Com base no mecanismo de localização dos morcegos, a Bat Inovation elaborou um dispositivo de leitura QR Code (código de barras bidimensional), que funcionará como um identificador de espaço em locais públicos e fechados que o deficiente visual possa frequentar, proporcionando acessibilidade, mobilidade e inclusão social dos usuários da ferramenta. "Para possibilitar o uso do QR Code no projeto, é usado um piso tátil com relevo em adesivos que indiquem a localização do código dentro do ambiente", explicou Jhonatan.

Os estudantes são avaliados em quatro categorias: Projeto de Pesquisa, Core Values, Design de Robô e Missões. No projeto de pesquisa, eles devem apresentar uma solução inovadora com base no tema "Animal Allies", enquanto no Core Values os juízes analisam trabalho em equipe, competição amigável e se há divertimento. No Design do Robô, os juízes avaliam o desenho mecânico, estratégia e inovação na programação. Já nas Missões, os grupos precisam programar e executar tarefas.

A proposta do Festival é estimular o desenvolvimento da prática de robótica educacional junto às escolas, bem como promover o intercâmbio entre as equipes de todo o País, estimulando o desenvolvimento de novas habilidades técnicas e competências sócio-emocionais dos participantes. Saiba mais sobre o torneio no site www.portaldaindustria.com.br/sesi/canal/torneio-robotica-sesi.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Receita Federal abre consulta a novo lote residual do Imposto de Renda

AGEPEN

Policiais penais recebem treinamento avançado em serviços de escolta

ESPORTES

Workshop gratuito ensina no próximo domingo 'tapembol', esporte original do Brasil

POLÍTICA

Lula aposta que economia em 2024 crescerá mais do que o previsto