Menu
Busca domingo, 24 de janeiro de 2021
MS

Artistas fazem manifesto por 1% de recursos para cultura

09 novembro 2016 - 14h17Por Fonte: douradosagora
Representantes da classe artística de Dourados estiveram reunidos no final da tarde desta terça-feira (8), no Parque dos Ipês, em manifesto pelo repasse de 1% do orçamento municipal para a cultura, conforme projeto de lei da Prefeitura Municipal. Ao final da reunião, houve manifestações culturais.

O secretário de cultura, Carlos Fábio Selhorts dos Santos afirmou que a Prefeitura de Dourados solicitou à Câmara Municipal de Vereadores a apresentação de emenda ao orçamento municipal, incluindo 1% da receita para a cultura.

Segundo Carlos Fábio, o pedido foi efetivado através do ofício nº 016/SEMC/2016, de 17 de outubro de 2016 e entregue no mesmo dia.

No documento, o secretário de cultura explica que os recursos serão "aplicados em ações estruturantes na preservação do patrimônio cultural e na produção e difusão da cultura".

Na avaliação do secretário, para que a cultura tenha acesso aos recursos previstos na proposta de destinação de 1%, é necessário criar condições adequadas para que isso seja possível.

Carlos Fábio ressaltou, ainda, que o montante de R$ 2,49 milhões destinados à cultura no orçamento de 2016 foram aplicados no custeio de despesas com funcionários, impostos e manutenção do teatro municipal e outros espaços culturais do município.

A mobilização dos agentes culturais ganhou as redes sociais neste final de semana e muitos defenderam, inclusive, a ocupação do prédio da Câmara de Vereadores para forçar a discussão e votação do projeto que reserva 1% da arrecadação do município para a Cultura.

Para o ator João Rocha, que encabeça o movimento em prol da Cultura, se esse dinheiro realmente for incluído vai haver uma mudança radical no panorama de cultura em Dourados..

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA
Ainda sem aprovação do Orçamento 2021, governo deve controlar gastos
SAÚDE
Estados brasileiros começam a receber vacina de Oxford
SAÚDE
Número de casos de Covid-19 continua alto na maioria das cidades do Estado
NOTÍCIAS
Prêmio Sesc de Literatura abre inscrições para obras inéditas