terça, 23 de abril de 2024
MS

Artistas fazem manifesto por 1% de recursos para cultura

09 novembro 2016 - 14h17Por Fonte: douradosagora
Representantes da classe artística de Dourados estiveram reunidos no final da tarde desta terça-feira (8), no Parque dos Ipês, em manifesto pelo repasse de 1% do orçamento municipal para a cultura, conforme projeto de lei da Prefeitura Municipal. Ao final da reunião, houve manifestações culturais.

O secretário de cultura, Carlos Fábio Selhorts dos Santos afirmou que a Prefeitura de Dourados solicitou à Câmara Municipal de Vereadores a apresentação de emenda ao orçamento municipal, incluindo 1% da receita para a cultura.

Segundo Carlos Fábio, o pedido foi efetivado através do ofício nº 016/SEMC/2016, de 17 de outubro de 2016 e entregue no mesmo dia.

No documento, o secretário de cultura explica que os recursos serão "aplicados em ações estruturantes na preservação do patrimônio cultural e na produção e difusão da cultura".

Na avaliação do secretário, para que a cultura tenha acesso aos recursos previstos na proposta de destinação de 1%, é necessário criar condições adequadas para que isso seja possível.

Carlos Fábio ressaltou, ainda, que o montante de R$ 2,49 milhões destinados à cultura no orçamento de 2016 foram aplicados no custeio de despesas com funcionários, impostos e manutenção do teatro municipal e outros espaços culturais do município.

A mobilização dos agentes culturais ganhou as redes sociais neste final de semana e muitos defenderam, inclusive, a ocupação do prédio da Câmara de Vereadores para forçar a discussão e votação do projeto que reserva 1% da arrecadação do município para a Cultura.

Para o ator João Rocha, que encabeça o movimento em prol da Cultura, se esse dinheiro realmente for incluído vai haver uma mudança radical no panorama de cultura em Dourados..

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa