quinta, 25 de abril de 2024
Ministério de Trabalho

Auditores do Ministério do Trabalho vistoriam obras e encontram irregularidades

11 novembro 2015 - 14h44Por Fonte: diarionline
Durante um mês, auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Previdência Social fiscalizaram obras em execução nas cidades de Corumbá e Ladário. Entre 05 de outubro e 05 de novembro, os fiscais percorreram os canteiros das principais obras com objetivo de identificar situações de grave e iminente risco aos trabalhadores e combater a informalidade.

“Na área de fiscalização civil sempre encontramos irregularidades, pois a construção civil tem muito a prática do improviso e ao improvisar, nem sempre a parte de segurança atende às normas. Em Corumbá, fiscalizamos sete obras. Podemos analisar que a situação encontrada foi dentro do esperado, apesar do alto índice de informalidade, em que 40% dos trabalhadores empregados não estavam registrados em carteira de trabalho”, explicou ao Diário Corumbaense, o auditor fiscal do Trabalho Mauricio R. Martinez.

Foram fiscalizadas 7 obras e 8 empresas; encontrados 94 empregados trabalhando, destes, 38 estavam sem a carteira assinada. No total, foram lavrados 46 autos de infração, houve interdição de 4 máquinas e o afastamento de um adolescente de 17 anos.Segundo o auditor, foi constatado que algumas empresas ainda não oferecem condições adequadas de trabalho.

A maior parte das irregularidades foi nas áreas de Saúde e Segurança, como a identificação de instalações sanitárias inadequadas, ausência de proteções coletivas, não fornecimento de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e vestimenta de trabalho e falta de dispositivos de proteção em máquinas e equipamentos. Durante as fiscalizações foram interditadas uma serra circular, uma serra policorte e duas betoneiras.

“Após inspecionados os canteiros, cada empresa foi notificada a apresentar a documentação desses trabalhadores, analisamos essa documentação, o recolhimento do FGTS, pedimos algumas regularizações, em especial foram interditadas quatro máquinas, encontramos banheiros inadequados e pedimos as adequações de tudo isso.

Em um dos canteiros, encontramos um empregado com nacionalidade europeia e em outro havia um adolescente de 17 anos, sendo que é proibido que menores de idade trabalhem em construção civil, isso é considerado uma das piores formas de trabalho infantil. Imediatamente a fiscalização fez o afastamento desse adolescente e solicitou que a empresa procedesse a rescisão de trabalho dele, pagando, é claro, todos os direitos”, frisou o auditor.

Os 46 autos lavrados contabilizaram cerca de 90 mil reais em multas. Nenhuma empresa chegou a ter os serviços suspensos por conta da fiscalização. “A Superintendência pretende manter essa fiscalização na região do Pantanal, Miranda, Aquidauana, Corumbá e Ladário. Outros setores a serem fiscalizados serão os de indústria e mineração”, concluiu o auditor fiscal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue