sábado, 20 de abril de 2024
MS

Ave exótica aparece em laboratório de universidade

01 dezembro 2015 - 12h57Por Fonte: correiodoestado
Um pássaro da espécie Nyctibius griseus, conhecido popularmente como Urutau, Mãe-da-Lua, Emenda-Toco ou Pássaro-Fantasma foi encontrado por duas acadêmicas do curso de Enfermagem na manhã desta segunda-feira (30), no laboratório de práticas de saúde no campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Coxim.

De acordo com o Coxim Agora, a ave exótica foi encontrada pelas alunas Geisiane S. Santos e Rosiane P. Silva quando chegavam para as aulas práticas. As acadêmicas se depararam com o pássaro no chão e procuraram o servidor público e ambientalista Marcílio Lopo que o retirou da sala.

Marcílio disse que a ave é rara e muito difícil de ser achada por ser uma espécie de hábitos noturnos e que procura insetos como principal alimento.
O ambientalista pensou que o pássaro estivesse ferido, mas após verificar notou que estava tudo bem e em alguns minutos foi solto e voou perfeitamente para a natureza.

A lenda do urutau (Mãe-da-lua)

Conta uma famosa lenda boliviana, que na densa mata habitava a bela filha do cacique de certa tribo, enamorada por um jovem guerreiro da mesma tribo, a quem amava profundamente. Amava e era amada.
Ao saber do romance, o pai da menina, enfurecido pelo ciúmes, usou suas artes mágicas e tomou a decisão de acabar com o namoro da maneira mais trágica: matar o pretendente.

Ao sentir o desaparecimento de seu amado, a jovem índia entrou na selva para procurá-lo. Enorme foi sua surpresa ao perceber o terrível fato.
Em estado de choque, voltou para casa e ameaçou contar tudo à comunidade. O velho pai, furioso, a transformou em uma ave noturna para que ninguém soubesse do acontecido. Porém, a voz da menina passou à ave. Por isso, durante as noites, ela sempre chora a morte de seu amado com um canto triste e melancólico.

No Peru, mais especificamente na amazônia peruana, o Nyctibius griseus é uma ave arraigada na mitologia dos povos indígenas , onde é conhecido como “Ayaymama”, pois seu canto também lembra uma criança exclamando “ai, ai, mama!”.

A lenda peruana conta que um bebê foi abandonado por sua mãe na floresta para evitar que morresse por uma peste que já havia dizimado todo o povo. Ele então se transformou em uma ave, que todas as noites lamenta por sua mãe.

Há muita superstição em torno dessa ave. Algumas pessoas, por desconhecimento acabam por rejeitá-la com medo de mau agouro ou má sorte. Infelizmente, por esse motivo, muitas solicitam o seu recolhimento pela Polícia Ambiental que acaba depositando-as em centros de triagem.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa