quinta, 25 de abril de 2024

Brasileiros e paraguaios projetam gestão conjunta dos resíduos sólidos

Brasileiros e paraguaios projetam gestão conjunta dos resíduos sólidos

30 agosto 2012 - 13h20
Divulgação (TP)

Os municípios de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero iniciaram um projeto que visa implantar a gestão conjunta dos resíduos sólidos. Na semana passada, técnicos do IBAM – Instituto Brasileiro de Administração Municipal, estiveram na fronteira. Eles participaram de uma reunião técnica de integração e capacitação, com o objetivo de formar e capacitar as equipes técnicas - IBAM e local - para atuar no fluxo completo da gestão de resíduos sólidos, da prevenção à disposição final, com vistas à minimização dos impactos ambientais e aperfeiçoamento da utilização dos recursos naturais, de modo a atender aos requisitos legais aplicáveis ao Brasil e ao Paraguai.

Os objetivos específicos são: apresentar o projeto "Modelo de Gestão Conjunta de Resíduos Sólidos nos municípios da faixa de fronteira - Ponta Porã/Pedro Juan Caballero"; nivelar os conhecimentos no âmbito da gestão integrada de resíduos sólidos; discutir os aspectos legislativos e técnicos pertinentes ao Brasil e ao Paraguai e Mercosul; discutir as implicações e oportunidades de uma possível gestão conjunta dos resíduos sólidos; apresentar a importância da participação social para a sustentabilidade do projeto; conhecer os problemas e demandas locais implicadas na gestão integrada de resíduos sólidos.


Os encontros foram realizados na Prefeitura de Ponta Porã entre os dias 21 e 23 de agosto.


Para a reunião vieram do IBAM as seguintes pessoas: Karin Segala -
Assistente Técnica IBAM; a Advogada Maria Fernanda Gebara Abifadel; a Advogada Rosa Rufinelli (Paraguai) e a Eng. Silvia Martarello Astolpho.

Participaram da reunião, representantes de instituições públicas de ambos os países, envolvidas direta ou indiretamente com as questões de resíduos sólidos em seus respectivos municípios, bem como pessoas que já tiveram experiências em projetos de cooperação entre Brasil e Paraguai, na fronteira de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero.

Deixe seu Comentário

Leia Também

LEGISLATIVO DE MS

Parlamentares devem apreciar três propostas na última sessão da semana

TJMS

Judiciário de MS tem 100% dos magistrados em trabalho presencial

TEMPO

Quinta-feira tem previsão de sol e tempo seco em grande parte do Estado

GERAL

Apenas 3% dos países terão taxa de fertilidade suficiente até 2100