Menu
Busca domingo, 17 de janeiro de 2021

Brasileiros e paraguaios projetam gestão conjunta dos resíduos sólidos

Brasileiros e paraguaios projetam gestão conjunta dos resíduos sólidos

30 agosto 2012 - 13h20
Divulgação (TP)

Os municípios de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero iniciaram um projeto que visa implantar a gestão conjunta dos resíduos sólidos. Na semana passada, técnicos do IBAM – Instituto Brasileiro de Administração Municipal, estiveram na fronteira. Eles participaram de uma reunião técnica de integração e capacitação, com o objetivo de formar e capacitar as equipes técnicas - IBAM e local - para atuar no fluxo completo da gestão de resíduos sólidos, da prevenção à disposição final, com vistas à minimização dos impactos ambientais e aperfeiçoamento da utilização dos recursos naturais, de modo a atender aos requisitos legais aplicáveis ao Brasil e ao Paraguai.

Os objetivos específicos são: apresentar o projeto "Modelo de Gestão Conjunta de Resíduos Sólidos nos municípios da faixa de fronteira - Ponta Porã/Pedro Juan Caballero"; nivelar os conhecimentos no âmbito da gestão integrada de resíduos sólidos; discutir os aspectos legislativos e técnicos pertinentes ao Brasil e ao Paraguai e Mercosul; discutir as implicações e oportunidades de uma possível gestão conjunta dos resíduos sólidos; apresentar a importância da participação social para a sustentabilidade do projeto; conhecer os problemas e demandas locais implicadas na gestão integrada de resíduos sólidos.


Os encontros foram realizados na Prefeitura de Ponta Porã entre os dias 21 e 23 de agosto.


Para a reunião vieram do IBAM as seguintes pessoas: Karin Segala -
Assistente Técnica IBAM; a Advogada Maria Fernanda Gebara Abifadel; a Advogada Rosa Rufinelli (Paraguai) e a Eng. Silvia Martarello Astolpho.

Participaram da reunião, representantes de instituições públicas de ambos os países, envolvidas direta ou indiretamente com as questões de resíduos sólidos em seus respectivos municípios, bem como pessoas que já tiveram experiências em projetos de cooperação entre Brasil e Paraguai, na fronteira de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Técnicos da Anvisa recomendam uso emergencial da vacina de Oxford
EDUCAÇÃO
Enem 2020: confira hoje a correção das provas ao vivo
BRASIL
Mesmo com vacina, vitória sobre coronavírus passa por 'mudança de comportamento social'
Antônio Barra Torres deu declaração ao abrir reunião da Anvisa que analisa pedidos de uso emergencial de duas vacinas contra Covid-19
SAÚDE
Ocupação de leitos em UTI Covid continua alta nas cinco macrorregiões do Estado