Menu
Busca segunda, 21 de setembro de 2020
Política

Casa de Qualificação abre com 450 vagas em 10 cursos gratuitos para população

11 dezembro 2015 - 12h18Por Fonte: noticias
Com o cenário econômico atual do País, muitas pessoas estão encontrando dificuldades de ingressar no mercado de trabalho, e a maioria é por falta de qualificação. Pensando nessas pessoas a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) inaugurou nesta quinta-feira (10), a Casa de Qualificação, com 450 vagas em 10 cursos iniciais, a previsão é atender cerca de 1.800 trabalhadores por mês, nos cinco arcos ocupacionais:

Alimentação, Comércio, Beleza e estética, Telemática, Turismo e hospitalidade. “Quando a pessoa tem acesso a oportunidade ela tem a possibilidade de conquistar tudo o que quiser. Um trabalhador mais qualificado tem mais chance de conseguir a vaga almejada. Eu posso dizer isso porque sou fruto de uma oportunidade”, destacou a vice-governadora e secretária de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Rose Modesto.

A vice-governadora falou da meta em estender o projeto em outras regiões do Estado. “Nosso objetivo é estender esse projeto embrionário para outras regiões de Mato Grosso do Sul e atender o maior número de pessoas que queiram se qualificar. Digo com toda convicção que não tem nada mais digno do que o trabalho”, disse.

O projeto prevê a qualificação de trabalhadores com cursos profissionalizantes de, no mínimo, 40 horas; encaminhar os qualificados para o mercado do trabalho por meio de intermediação de mão de obra, Banco Cidadão e Economia Solidária e ainda, caso o trabalhador queira elevar sua escolaridade, será conduzido à Secretaria Estadual e Municipal de Educação.

Muitos trabalhadores são encaminhados ao mercado de trabalho e reprovados por falta de qualificação. “De janeiro a outubro deste ano, a Funtrab por meio das 31 Casas do Trabalhador no MS, atendeu 475.522 pessoas até o mês de outubro, dentre essas, 80.000 foram encaminhadas para as vagas intermediadas, das quais 14.644 foram reprovadas por não estarem dentro do perfil que a vaga exige”, afirmou Wilton Acosta, presidente da Funtrab.

Para o conselheiro da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Carlos Ishikawa, a parceria com a Funtrab é importante, pois havia uma grande necessidade de conseguir mão de obra qualificada. “Estamos com dificuldades em conseguir um profissional qualificado e isso atrapalha o desenvolvimento da empresa. Sabemos que uma pessoa qualificada é essencial para o crescimento e sucesso de qualquer negócio”, disse o conselheiro.

Muitas pessoas foram a inauguração na esperança de conseguir uma vaga, como é o caso da aposentada, Olinda Oliveira da Silva, 64 anos, que foi fazer a inscrição para o curso de corte e cabelo, na esperança de retomar ao mercado de trabalho. “Não quero ficar parada em casa, quero me especializar e futuramente abrir um salão de beleza”, disse dona Olinda.

Cursos e requisitos

Inicialmente serão dez cursos, Desenvolvimento pessoal; Corte cabelo; Depilação; Manicure e pedicure; Maquiagem; Camareira; Garçom e Informática básica. Os candidatos interessados devem ter a idade mínima de 16 anos completos e escolaridade de acordo com a exigida na ementa de cada curso e devem trazer RG, CPF e comprovante de residência.

Podem se inscrever: desempregados e/ou empregados sob risco de desocupação; trabalhadores beneficiários do Seguro Desemprego; trabalhadores beneficiários dos programas sociais; jovens que buscam emprego, ocupação e renda e empreendedores, artesãos e autônomos. Os candidatos pode se inscrever em até 2 cursos. Os cursos terão carga horária de 40 horas e acontecerão inclusive aos sábados e domingos, com a opção de escolha no período matutino, vespertino ou noturno.

Serviço:
A Casa de Qualificação fica localizada na rua 7 de Setembro, nº 912, centro. Horário de funcionamento das 7h30 às 11h30, das 13h30 às 17h30 e das 18h às 22h.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ÁGUA CLARA
PRF apreende 631 Kg de maconha
JUSTIÇA
Barroso: ceticismo com mudança climática é obstáculo a ser superado
BRASIL
Governo lança cartilha para crianças com autismo
JUSTIÇA
Maia afirma que tema do meio ambiente não pode ser disputa política