quarta, 24 de abril de 2024
GERAL

Centro de Inovação do Sesi apresenta usos de ferramenta da construção civil em saúde e segurança do trabalho

13 fevereiro 2019 - 13h45Por Da Redação

Um dos grandes problemas da construção civil atualmente é que falta integração entre os requisitos de saúde e segurança do trabalho dentro dos projetos. A afirmação é do engenheiro-civil Adriano Macedo, que lidera o projeto BIM (Building Information Modeling) em Saúde e Segurança do Trabalho em desenvolvimento pelo Centro de Inovação do Sesi de Mato Grosso do Sul, que fez uma palestrar na noite de ontem (12/2), durante o 1º Business Tranformation na Construção.

Falando para uma plateia de engenheiros, arquitetos e profissionais ligados à saúde e segurança do trabalho, Adriano Macedo explicou sobre os usos do BIM, que evolve todo um conceito e uma quebra de paradigmas da indústria da construção civil aplicada na questão de saúde e segurança do trabalho. “O BIM envolve muitas tecnologias e a ideia é abordar isso sempre com o foco em saúde e segurança do trabalho”, afirmou.

Ele reforçou que um dos principais usos do BIM na construção civil é para questões de supervisão em tempo real. “Então a gente passa a ter alguns elementos tecnológicos para que eu possa fazer supervisão de segurança em tempo real. Isso traz um ganho muito grande em construções, onde temos muitos profissionais, muitos equipamentos e muitas atividades acontecendo ao mesmo. Normalmente esse tipo de inspeção era mais visual, mas hoje eu já consigo fazer rastreamento, monitoramentos. Então o BIM vem para criar automação e aí é o grande lance da Indústria 4.0 na construção civil”, ressaltou.

Ainda de acordo com o engenheiro-civil, é fundamental que haja a difusão do conceito do BIM. Pesquisas de mercado realizadas pelo Centro de Inovação do Sesi apontaram que muitos profissionais ainda não conhecem a ferramenta. “Acho importante estarmos estudando projetos, mas também precisamos ir ao mercado, difundir o conceito e mostrar às pessoas que isso traz algo de muito positivo, porque não adianta desenvolvermos um produto super inovador se as pessoas não conhecem nem o conceito envolvido. Acho que é uma responsabilidade do próprio Centro de Inovação levar esse tipo de conhecimento e ficamos muito felizes por ajudar o mercado a entender esse conceito”, finalizou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Apenas 3% dos países terão taxa de fertilidade suficiente até 2100

GERAL

Pampa é o bioma brasileiro menos protegido por unidades de conservação

SAÚDE

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

LEVANTAMENTO

Acidentes de trabalho geraram R$ 387 mi em gastos previdenciários em Mato Grosso do Sul