quarta, 24 de abril de 2024
CORONAVÍRUS

Com o Painel Mais Saúde, população pode conferir em tempo real situação de ocupação de leitos em MS

18 janeiro 2021 - 09h30Por Portal MS

Prezando pela transparência em relação às informações sobre o coronavírus, há seis meses o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), disponibiliza o Painel Mais Saúde, que reúne diversos dados relacionados à Covid-19, entre eles: a gestão leitos. Por esta ferramenta, a população pode acompanhar em tempo real, como está a situação dos leitos nas quatro macrorregiões de saúde divididas em Mato Grosso do Sul.

Intuitivo e dinâmico, o ‘Painel Gestão de Leitos’ mostra, no primeiro item, o panorama geral da situação dos leitos clínicos e de UTIs, inclusive dos leitos exclusivos à Covid-19. No segundo item, mostra a ocupação de leitos clínicos e de UTIs no geral. No terceiro item, o cidadão tem acesso a todo serviço de forma detalhada por meio dos microdados.

O Painel Mais Saúde reúne outras informações que garantem a transparência quanto a evolução da doença no Estado. Pelo sistema é possível colher dados referentes ao Programa Prosseguir, além de outros serviços que são disponibilizados, como: decretos e notas técnicas que foram criadas especialmente para atender os municípios e demais setores da sociedade para o enfrentamento à Covid-19.

Para o coordenador de Tecnologia da SES-MS, Marcos Espíndola de Freitas, estes recursos tecnológicos são fundamentais para a gestão pública na tomada de decisões, pois, a partir do conhecimento do comportamento e evolução da doença, é possível definir estratégias de ação para o efetivo combate ao coronavírus.

“Tais informações evidenciam em que momento estamos na pandemia, se controlado, estável ou crítico, o que exigiria medidas extremas. O Governo do Estado sempre prezou pela transparência e oportunidade das informações como direito de todos”, pontua o coordenador.

Assim, o Painel se transformou em uma ferramenta fundamental para que o Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde, parceiros e colaboradores, pudessem nortear as ações e condutas como testagem em massa a apoio aos municípios no enfrentamento à Covid-19. A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) que acompanha a política local de enfrentamento à Covid-19 contribuiu para a elaboração deste projeto junto à SES.

O Monitor de Apoio a Informações em Saúde (Painel Mais Saúde) possibilita aos cidadãos navegarem e acompanhar em tempo real as informações sobre a pandemia. Para tanto, basta acessar mais.saude.ms.gov.br, trata-se de um site totalmente interativo, onde é possível acompanhar a situação da doença e indicadores importantes, como taxa de isolamento, dados por município, sexo, faixa etária, local de ocorrência, comorbidades, entre outros.

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍTICA

Sancionada lei que torna patrimônio cultural os blocos de carnaval

POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

MORTES NA BR-163

Motorista diz que Uno transportava mãe e filho com as lanternas traseiras apagadas

INTERNACIONAL

Israel não prova ligação de agência da ONU em Gaza com 7 de outubro