Menu
Busca terça, 07 de julho de 2020
MS

Começa 2ª etapa de vacinação contra a febre aftosa em MS

03 novembro 2015 - 12h30Por Fonte: douradosagora
O Sistema Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de MS e a Embrapa Gado de Corte - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária realizarão a abertura simbólica da 2ª etapa de vacinação contra a febre aftosa que inicia hoje para as regiões do planalto e pantanal de Mato Grosso do Sul. O evento acontecerá na sede da Embrapa, a partir das 14h, contará com a presença do secretário de Estado da Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas e terá apoio do Governo do Estado de MS.

No planalto, o prazo para vacinar o rebanho finaliza no dia 7 de dezembro, enquanto que no pantanal, os produtores têm até o dia 20 de dezembro para concluir a imunização. Na região de fronteira, a segunda etapa da vacinação iniciou no dia 13 de outubro e terminará no dia 27 de novembro. O calendário é diferenciado nas três regiões por determinação da Iagro - Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, atendendo resultado de estudos epidemiológicos.

Atendendo ao pedido da Famasul, recentemente a Iagro modificou a faixa etária do rebanho da fronteira a ser vacinada na segunda etapa, passando de mamando a caducando para a imunização dos bovinos e de 0 a 24 meses, para bubalinos. A alteração teve o aval do Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Atualmente, Mato Grosso do Sul tem status de livre de aftosa com vacinação. Concedido pela OIE - Organização Mundial de Saúde Animal, este status traz ao Estado oportunidades de negociações com o mercado internacional, cada vez mais exigente no quesito sanidade animal.

"Se hoje somos referência em sanidade animal, devemos isso ao produtor rural sul-mato-grossense que, com o seu perfil empreendedor, trabalha antenado e faz o dever de casa. A abertura oficial da vacinação ajuda na propagação de informação para que produtores e a sociedade fiquem atentos ao ciclo de imunização", ressalta a diretora secretária do Sistema Famasul, Terezinha Candido.

No Estado, o índice de cobertura vacinal ultrapassa 97% do rebanho. O produtor rural tem até quinze dias após o término do prazo final de vacinação para fazer o registro junto ao site Iagro (www.iagro.ms.gov.br). O evento que acontecerá no curral da Embrapa mostrará a importância da continuidade do manejo sanitário correto nas propriedades de Mato Grosso do Sul.

Calendário da 2ª etapa da vacinação de Mato Grosso do Sul

Fronteira: de 13 de outubro a 27 de novembro (registro até 14 de dezembro)

Planalto: de 3 de novembro a 7 de dezembro (registro até 18 de dezembro)

Pantanal: de 3 de novembro a 20 de dezembro (registro até 30 de dezembro)

Deixe seu Comentário

Leia Também

ORDEM DO DIA
Aprovado direito de incluir nome do cônjuge em faturas
SAÚDE
Mato Grosso do Sul tem 128 mortes por coronavírus e 10.687 confirmados
MS
Inteligência, investimento e integração das polícias consolidam MS como um dos estados mais seguros do País
ECONOMIA
Nascidos em fevereiro podem sacar auxílio emergencial do 3º lote