terça, 23 de abril de 2024

CTG Querência da Saudade recebe comunidade para comemorar o Dia do Gaúcho.

CTG Querência da Saudade recebe comunidade para comemorar o Dia do Gaúcho.

19 setembro 2012 - 12h35
Divulgação (TP)




O CTG (Centro de Tradições Gaúchas) Querência da Saudade estará realizando nesta quinta-feira, um jantar em homenagem ao Dia do Gaúcho. O jantar encerra os jogos internos realizado no Galpão Crioulo do Querência da Saudade em comemoração a Semana Farroupilha.

O Patrão do CTG, Elton Lang, diz que o jantar em homenagem ao Dia do Gaúcho é aberto a comunidade pontaporanense. “Nós estamos comemorando o Dia do Gaúcho, mas o evento não é só interno. Quem aprecia a cultura gaúcha e gosta de estar presente nos eventos do CTG, podem participar. Realizamos nossas competições internas, como as disputas de truco, bocha e bolão, mas o CTG está sempre de portas abertas a nossa comunidade”, afirmou. O jantar será servido a partir das 20 horas. O valor, de acordo com a patronagem do CTG é de apenas 10 reais.

Ainda no calendário da Semana Farroupilha, está prevista a missa crioula na igreja Matriz São José. A missa será celebrada na sexta-feira às 19 horas e o CTG de Ponta Porã e a igreja católica estão convidando a população para participar da tradicional missa crioula. O encerramento da Semana Farroupilha em Ponta Porã será no domingo com realização do 10º Festival de Porco no Rolete.

SEMANA FARROUPILHA

As comemorações da Revolução Farroupilha - o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiros, envolvendo em suas lutas os mais diversos segmentos sociais - relembra a Guerra dos Farrapos contra o Império, de 1835 a 1845. O Marco Inicial ocorreu no amanhecer de 20 de setembro de 1835. Naquele dia, liderando homens armados, Gomes Jardim e Onofre Pires entraram em Porto Alegre pela Ponte da Azenha.

A data e o fato ficaram registrados na história dos sul-rio-grandenses como o início da Revolução Farroupilha. Nesse movimento revolucionário, que teve duração de cerca de dez anos e mostrava como pano de fundo os ideais liberais, federalistas e republicanos, foi proclamada a República Rio-Grandense, instalando-se na cidade de Piratini a sua capital.

A festa cívica da Semana Farroupilha surgiu quando oito jovens, entre os dias 07 e 20 de Setembro de 1947, no Colégio Júlio de Castilho em Porto Alegre, realizaram a primeira “Ronda Crioula”. Estes jovens retiraram uma centelha de chama da Pátria, à meia-noite do dia 07 de Setembro, a colocaram em um candeeiro e saíram em desfile pelas ruas de Porto Alegre carregando aquela fagulha e realizaram a primeira guarda de honra da “Chama Crioula”.

A Semana Farroupilha tem por objetivo promover atividades culturais que aumentam o conhecimento das tradições gaúchas como hospitalidade, coragem, nativismo, apego aos usos e costumes e o cavalheirismo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DIREITOS HUMANOS

Iniciativa da ONU busca elevar respeito a direitos humanos em empresas

GERAL

Marco Civil da Internet completa 10 anos com avanços e desafios

SAÚDE

Cobertura vacinal contra a pólio no Brasil melhora, diz Unicef

ECONOMIA

Receita Federal abre consulta a novo lote residual do Imposto de Renda