quinta, 28 de março de 2024

Curso de doma racional ensina a lidar com cavalos

Curso de doma racional ensina a lidar com cavalos

25 novembro 2011 - 13h10
Mercosulnews


No segmento agropecuário, às vezes o homem rural não tem habilidade para lidar com o cavalo, impondo exigência e força sobre o animal. Com o objetivo de melhorar o tratamento e o relacionamento homem-cavalo, adquirindo resultados positivos no desempenho das atividades pecuárias, o Sindicato Rural de Ponta Porã e o Senar/AR-MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de MS) realizam de 28 de novembro a 02 de dezembro o curso de ‘Doma Racional’.

O treinamento será realizado no Assentamento Dorcelina Folador. Em 40 horas/aula, 15 participantes vão conhecer e aplicar as técnicas da doma racional, num aperfeiçoamento tipo treinamento que ajudará a desenvolver o manejo correto e seguro, através de participação efetiva de atividades teóricas e práticas. O educador será João Soares Rodrigues, do Senar/MS.

Ele garante que os alunos já observam a diferença de comportamento no animal “no segundo dia de trabalho”. Vale ressaltar que todos os eventos do Senar/MS respeitam a Portaria nº 20/2011, do Ministério do Trabalho e Emprego, que aponta os locais e serviços perigosos e insalubres para jovens menores de 18 anos, conforme orientação da série metodológica.

Para o educador, o importante neste curso é aprender a nova maneira de lidar com o cavalo. “A doma tradicional estabelece o uso da força, se trava uma luta entre o homem e o cavalo, enquanto que na doma racional, há um amansamento, uma relação de troca entre o animal e seu dono, criando uma confiança e um aprendizado que faz o animal ceder”, explica Rodrigues.

O instrutor relata que esta técnica é importante para cavalos que prestam serviço nas fazendas, para passeio, esporte ou indicação médica. “Além disso, quando o cavalo é domado racionalmente, oportunizamos que pessoas com mais idade, que antes não podiam cavalgar, possam experimentar”, enfatizou. O curso de doma racional proporciona menores riscos de acidentes para domadores e usuários, desembolsando menores custos para sua manutenção, preservando a saúde e a interação com o meio-ambiente.

No curso ‘Doma Racional’, os alunos aprendem sobre a missão e objetivos do Senar/MS e do curso, medidas de segurança no trabalho, meio ambiente, novas exigências profissionais e cidadania (desenvolvidos ao longo do evento), considerações gerais sobre doma racional e equipamentos utilizados e definição do local para início da doma.

Eles terão instruções sobre técnicas racionais para o primeiro contato com o cavalo, de cabresteamento, aproximação e aceitação, flexionamento lateral com cabresto, encilhamento e monta, de flexionamento lateral com bridão, além de desenvolvimento das andaduras do animal.

Produtores, trabalhadores rurais e seus familiares podem participar destas capacitações. O curso é gratuito, as vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas na secretaria Sindicato Rural de Ponta Porã. Informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3433-3044, ou com o mobilizador do curso, Fábio Anastácio de Almeida, pelo número (67) 9974-5641.

Deixe seu Comentário

Leia Também

EDUCAÇÃO

Escolas estaduais oferecem educação profissional, formam e abrem caminhos para a faculdade

GERAL

PF busca suspeito de criar perfil falso de Lewandowski em rede social

CULTURA

Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

SEGURANÇA

Operação Semana Santa: governo reforça segurança nas rodovias durante o feriado