quinta, 28 de março de 2024

Dário Honório e Daniel Valdez visitam escola do Jardim Ivone para conhecer projeto de horta orgânica.

Dário Honório e Daniel Valdez visitam escola do Jardim Ivone para conhecer projeto de horta orgânica.

10 fevereiro 2012 - 14h41
Redação - Tião Prado

A direção da Escola Municipal do Jardim Ivone esta implantando um projeto de suma importância para a comunidade escolar, que é o da Horta orgânica. Para que o projeto dê certo, foi feito uma parceria com a secretaria de Educação e o professor Eronides Vital de Barros foi transferido da Escola Graça de Deus para o Jardim Ivone.

No período que o professor Eronides esteve na escola Graça de Deus, ele desenvolveu o projeto Mandala, que alem de fornecer alimentos orgânicos para comunidade escolar teve uma grande repercussão na mídia a nível de estado uma vez que a forma com a mesma funcionava chamou a atenção de todos.

Na manhã desta quinta-feira (9), de fevereiro atendendo um convite da diretora da Escola as professoras Rosângela Adiace, Eliane Brezolin e Antonia Ferreira receberam os vereadores Dário Honório, presidente da Câmara, e o vereador Daniel Valdez Puka, onde os mesmos foram conhecer o projeto, visto que o vereador Puka havia apresentado uma indicação solicitando que fosse implantada uma horta orgânica em cada escola da Rede Municipal de Ensino.

O professor Eronides Vital de Barros disse que o objetivo desse projeto é em primeiro lugar buscar a saúde da comunidade e a relação aluno/professor e que os seis anos de experiência que tem no assunto contribuirá no desenvolvimento dessa horta.

De acordo com o professor, a horta orgânica começa utilizando-se o esterco, feito com a compostagem, distribuindo-se pelos canteiros, sem a utilização de pesticidas no combate as pragas.

“ A produção será de uso interno da escola na merenda escolar, com a vantagem de ser colhido e consumido na hora e os benefícios para os alunos serão o de contribuição no serviço, aprendizado e o objetivo maior e que esse aluno venha a construir a sua horta em sua casa”, frisou o professor Vital de Barros.

Rosângela Adiaci, diretora da escola pólo Jardim Ivone, denominou o projeto da horta orgânica como grandioso devido ao enfoque educacional. “ A partir da horta nós vamos não só ensinar à título de alimentação, os nutrientes que uma horta é capaz de produzir bem como ressaltar a importância da ingestão de hortaliças na merenda escolar”, falou a diretora.

A diretora da escola destacou a importância da presença do presidente da Câmara de Vereadores, Dário Honório e do vereador Daniel Valdez (Puka) porque assim como a escola, o legislativo também busca o melhor para a sociedade.

“ Nós pretendemos crescer dentro de um ensino de qualidade e as pessoas que nos apóiam, como os vereadores, nos dá ainda vontade de trabalhar mais, sem falar o nosso prefeito que nos agraciou com uma reforma significativa, pois o que a escola tinha eram salas de aula, secretaria e uma cozinha e hoje contamos com biblioteca, sala de informática, sala de professores, direção, coordenação e um pátio coberto para refeições”, destacou a diretora Rosângela Adiaci.

“ Eu acho que é um trabalho importante que visa a preservação da saúde que hoje em dia torna-se bastante afetada pelos produtos químicos utilizados nos alimentos e a alimentação orgânica ajudará muito as crianças melhorando sua qualidade de vida”, falou o vereador Daniel Valdez (Puka).

O presidente da Câmara de Vereadores, Dário Honório também esteve conhecendo o projeto da horta orgânica da escola do Jardim Ivone e disse estar feliz em ver a alegria das crianças no desenvolvimento desse projeto.

O vereador destacou a importância de não se utilizar herbicidas na horta, visando o benefício da saúde dos alunos que farão uso dessas hortaliças em sua alimentação. “ Vejo com bons olhos esse projeto, uma vez que os alunos aprenderão a fazer uma horta saudável e levarão seus conhecimentos a todos os familiares, formando uma corrente de conhecimentos onde todos irão aprender a plantar e colher alimentos orgânicos e isso, depois, poderá até mesmo se tornar fonte de renda para as famílias desses alunos, pois os produtos orgânicos são bastante procurados por aqueles que prezam a alimentação saudável”, finalizou Dário Honório.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Taxa de desemprego fica em 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro

DETRAN

No ar, edição semanal do boletim Detran Mais Perto, Mais Eficiente

EDUCAÇÃO

Escolas estaduais oferecem educação profissional, formam e abrem caminhos para a faculdade

GERAL

PF busca suspeito de criar perfil falso de Lewandowski em rede social