quinta, 28 de março de 2024
MS

Desenhos feitos por detentas enfeitarão calendário do ano que vem

03 novembro 2015 - 16h12Por Fonte: noticias
Gravuras realizadas por internas do Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi” (EPFIIZ), na Capital, irão enfeitar um calendário de 2016. A iniciativa faz parte do projeto “Um Bom Dia para Você!”, desenvolvido por meio de parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e o jornalista Marco Aurélio, e que foi concretizado nesta terça-feira (27) com a apresentação dos trabalhos. No total, foram confeccionados 40 desenhos, com temas livres.

Idealizador da iniciativa, Marco Aurélio, explicou que o projeto teve como objetivo proporcionar ocupação produtiva às custodiadas, elevando também a autoestima dessas mulheres, já que a arte que fizeram estará exposta e enfeitando paredes de vários locais durante o ano inteiro.Conforme o jornalista, a ideia de produzir um calendário trazendo figuras feitas pelas detentas surgiu há oito anos durante uma visita ao presídio. “Vi a situação delas e algumas coisas que elas produziam, e me veio essa vontade de contribuir de alguma forma em estimulá-las para que possam pensar em novas possibilidades na vida”, disse.

Com uma tiragem de pelo menos mil exemplares, custeados pelo idealizador do projeto, os calendários serão confeccionados em formato de folha única e deverão ser distribuídos gratuitamente a repartições públicas, instituições não-governamentais, entre outros locais.

De acordo com o diretor de Assistência Penitenciária da Agepen, Gilson Martins, responsável pela coordenação dos trabalhos, familiares das custodiadas envolvidas também serão contemplados com o almanaque.

Para o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, o colorido e beleza das pinturas revelam a criatividade e o talento para a arte. Segundo ele, o sucesso dos trabalhos demonstra a ação divina sobre o projeto, desde o surgimento da ideia à participação efetiva das recuperandas.

“Deus tocou no coração do Marco Aurélio que trouxe esse excelente projeto aqui para o presídio feminino, e tocou no coração dessas mulheres que se empenharam e realizaram esses trabalhos tão lindos que, com certeza, irão encantar muitas pessoas”, afirmou.Representando as custodiadas participantes, a detenta Fernanda Freire da silva, agradeceu pela oportunidade e destacou a importância de ações como esta serem proporcionadas na unidade prisional.

“Esse projeto ajudou a gente a expor nosso lado criativo. Acredito que quando alguém olhar para esse calendário poderá ver que, independente do lugar e dos erros cometidos ou não, todas nós preservamos o nosso lado sensível e criativo”, afirmou.

De acordo com os responsáveis pela realização do “Bom Dia para Você!”, a intenção é que nos próximos anos a realização do projeto possa ser estendida a outras unidades prisionais de Mato Grosso do Sul.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE

ECONOMIA

Taxa de desemprego fica em 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro