sexta, 19 de abril de 2024
Ponta Porã

Diretores eleitos são apresentados durante cerimônia no Paço Municipal

03 dezembro 2015 - 07h00Por Assessoria


Uma cerimônia realizada na manhã desta terça-feira, dia 1º, serviu para apresentação dos diretores das escolas municipais eleitos na última quarta-feira, dia 25 de novembro. Pela primeira vez na história de mais de um século, os pontaporanenses puderam fazer a escolha livre para a direção das escolas administradas pela Prefeitura Municipal. A gestão democrática foi descartada por todos os prefeitos que antecederam o atual Ludimar Novais. Ontem, os educadores fizeram questão de agradecer Novais pelo marco histórico no setor educacional do município.

A professora e sindicalista Vitória Elfrida Antunes ao se pronunciar disse: “graças a Deus, a eleição para diretores é uma conquista para todos nós. Havia um compromisso assumido durante a campanha e o prefeito Ludimar Novais está cumprindo. A gestão democrática sempre esteve na pauta do nosso sindicato e em todas as audiências a gente fazia cobranças, mas somente agora é que isso acontece. Os diretores eleitos agora precisam trabalhar ouvindo o Conselho Escolar e através dessa democracia que chega às escolas municipais, espero que possamos dar exemplos de que é possível a formação de cidadãos incorruptíveis. Diz o ditado que se a gente quer conhecer alguém é só dar poder. Esperamos que o poder não suba a cabeça de ninguém e que possamos viver democracia plena em nossas escolas”.

O atual presidente do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted), Edivaldo Vieira, disse que a eleição dos diretores é uma data histórica para todos os profissionais da educação. “É uma coisa que tanto sonhamos e que poderia ter sido colocada em vigor em 1993. Estou muito feliz e quero agradecer ao prefeito Ludimar Novais por ter colocado a gestão democrática em prática. Uma eleição como a que foi realizada em Ponta Porã garante a legitimidade dos eleitos”, ressaltou.

A professora Ramona Espinosa de Matos também fez questão de agradecer ao prefeito Ludimar Novais. “A gestão democrática foi engavetada durante 22 anos na Prefeitura. Essa é uma lei que ampara a educação e o prefeito está cumprindo o que estava no seu plano de governo. Fico contente com essa decisão não apenas como educadora, mas como cidadã, porque sei que a partir de agora posso participar de forma livre da escolha dos representantes da comunidade escolar”.

A professora e presidente da Comissão Eleitoral Municipal, Marlene Miltos Franco, disse que a implantação da gestão democrática nas escolas representa um momento de emoção e orgulho. “É dessa forma que me sinto pela confiança de todos para coordenar a realização da eleição. Tivemos, claro, divergências, mas não decepções. Por isso faço questão de agradecer ao prefeito Ludimar Novais a oportunidade que ele nos deu para eleger os nossos diretores. Agora espero que os eleitos trabalhem sempre com sabedoria e competência”, disse.

A professora Maria Aparecida Dorneles, diretora da Escola Municipal Manoel Martins, ressaltou a gestão democrática nas escolas municipais. “Estamos comemorando com alegria este momento histórico que estamos vivendo enquanto atores da própria história. É com respeito e alegria que agradecemos ao prefeito Ludimar Novais e aplaudimos a sua coragem e determinação em fazer acontecer esse fato em sua gestão, momento este esperado por muito tempo e que outros prefeitos não tiveram vontade política e nem coragem de fazer acontecer, pois sabemos que hoje o diretor sendo eleito pela comunidade escolar ele deixa de ser massa de manobra e cabo eleitoral. Isto porque os mesmos foram escolhidos livremente pelas suas respectivas comunidades”, disse.

A secretária municipal de Educação, Denize Silva de Oliveira, disse que é um momento emocionante. “Sempre militei na educação pública e agradeço por poder partilhar desse governo que em menos de três anos possibilita a realização de sonhos que tinha como sindicalista, como a eleição para diretores, a implantação da hora/atividade para os professores e criasse um plano de carreira para os servidores administrativos. Esses foram passos muito importantes para a categoria dos trabalhadores na educação. A construção da democracia não é fácil, tem gente que confunde autoridade com autoritarismo, e somente com uma gestão democrática é possível exercer de fato a cidadania. Antes o cargo de direção de escolas municipais era uma moeda de troca e o prefeito Ludimar Novais acabou com isso”, destacou.

O presidente da Câmara Municipal, Marcelino Nunes (PROS), disse que finalmente aconteceu a “tão sonhada eleição nas escolas municipais. Quantos anos aguardamos para a realização desse sonho? É uma decisão política de coragem do prefeito Ludimar, que optou em abrir mão de indicar os diretores através de cargos comissionados. Agora a vontade popular vai prevalecer através do voto democrática e são ações como essa que marcam a história da educação de Ponta Porã”, disse.

Já o prefeito Ludimar Novais disse que está muito contente em poder realizar na sua gestão a eleição para diretores. “Essa lei existe há 22 anos. Quando foi criada eu ainda estava no banco da faculdade. Fico feliz em participar juntamente com todos os professores e administrativos desse momento histórico para todos nós. A partir de agora os diretores eleitos vão ter suas responsabilidades aumentadas porque receberam votos de confiança. Vamos continuar dando total apoio a todos vocês, sempre buscando de forma democrática o diálogo franco e aberto”.

Ludimar destacou entre outros avanços na educação, a implantação da hora/atividade que também era uma luta antiga dos professores da rede municipal. “Agora implantamos a gestão democrática e vamos continuar valorizando os profissionais da educação. Aproveito para informar a todos que já temos os recursos para pagamento em dia e integral do 13º salário. E isso só foi possível porque fizemos cortes de despesas, reduzindo todos os tipos de gastos. A nossa situação hoje é bem melhor em relação a mais de 50 municípios de Mato Grosso do Sul, cujos gestores estão com dificuldades para pagar os salários”, disse.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa