quinta, 25 de abril de 2024
Operação

Documentos falsos para índios causaram prejuízos de R$ 4 milhões ao INSS

24 novembro 2015 - 12h48Por Fonte: correiodoestado
Quatro integrantes de uma quadrilha especializada em emitir documentos falsos para indígenas paraguaios e até criar índios “fantasmas” foram presos na manhã desta terça-feira (24) durante operação da Polícia Federal. Batizada de Coiote Kaiowá, a operação foi realizada em Amambai e Aral Moreira, cidades do Sul do Estado.

De acordo com a PF, o grupo confeccionava registros de nascimento falsos para índios que nasciam no país vizinho com objetivo de que eles se aposentassem no Brasil. O prejuízo causado pela quadrilha ao INSS é estimado em R$ 4 milhões.

O lucro do grupo era aumentado, segundo a investigação, com contratação de empréstimos consignados fraudulentos.
Para praticar os golpes, a quadrilha falsificava certidões de atividade rural da Fundação Nacional do Índio (Funai), o registro civil dos índios paraguaios e de cidadãos que não existiam, os fantasmas.

Durante a ação, segundo a PF, foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e três mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federa. Entre os alvos da operação estão o casal proprietário de uma financeira especializada em créditos consignados, e um ex-capitão da Aldeia Guassuty. Documentos também foram apreendidos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue