Menu
Busca quarta, 30 de setembro de 2020
Microcefalia

Dourados registra 10 casos de microcefalia em recém-nascidos

03 dezembro 2015 - 12h19Por Fonte: riobrilhantenews
Dourados tem 10 casos notificados de crianças que nasceram no município com microcefalia, destes apenas um está sendo investigada a relação com o Zika Vírus. Os dados são Núcleo de Vigilância Epidemiológica, órgão ligado a secretaria municipal de saúde.

Das 10 crianças nascidas com a doença, uma é moradora de Ponta Porã e outra de Bela Vista. O caso em que a relação com o Zika Vírus é investigado, é o de uma mãe que afirma ter viajado para Rondônia quando estava na 15ª semana de gestação e apresentou na época febre e manchas pelo corpo.

No dia 30 de novembro, o Ministério da Saúde informou que o país tem 1.248 casos de microcefalia notificados, em 311 municípios, sendo um em Mato Grosso do Sul.

A secretaria de saúde informa que desde o dia 17 de novembro, quando o Ministério da Saúde emitiu nota informativa com os procedimentos preliminares a serem adotados para a vigilância dos casos de microcefalia no Brasil, a equipe municipal tem seguindo os critérios e notificando todos os casos de crianças nascidas a termo com perímetro cefálico igual ou menor que 33 cm.

Ainda de acordo com o Núcleo de Vigilância, os casos de microcefalias estão associados a vários fatores como: exposição à fatores teratogênicos como o uso de álcool e drogas, desnutrição materna, infecção por citomegalovírus, toxoplasmose, rubéola, fatores genéticos, entre vários outros.

A nota ainda afirma que os parâmetros adotados pelo Ministério da Saúde, para detecção dos casos, são muito sensíveis para a realidade regional, tanto que já saíram novas definições de caso e todos que foram notificados deverão ser reavaliados, segundo comunicação recebida pela Secretaria de Estado de Mato Grosso do Sul.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL
Justiça Federal manda soltar acusados de invadir celular de Moro
ECONOMIA
Antecipação do INSS poderá ser pedida sem limitação de distância
ECONOMIA
Déficit primário do Governo Central atinge R$ 96,1 bilhões em agosto
NOTÍCIAS
1ª Câmara Cível considera regular a devolução de bem à revendedora