sexta, 19 de abril de 2024
Microcefalia

Dourados registra 10 casos de microcefalia em recém-nascidos

03 dezembro 2015 - 12h19Por Fonte: riobrilhantenews
Dourados tem 10 casos notificados de crianças que nasceram no município com microcefalia, destes apenas um está sendo investigada a relação com o Zika Vírus. Os dados são Núcleo de Vigilância Epidemiológica, órgão ligado a secretaria municipal de saúde.

Das 10 crianças nascidas com a doença, uma é moradora de Ponta Porã e outra de Bela Vista. O caso em que a relação com o Zika Vírus é investigado, é o de uma mãe que afirma ter viajado para Rondônia quando estava na 15ª semana de gestação e apresentou na época febre e manchas pelo corpo.

No dia 30 de novembro, o Ministério da Saúde informou que o país tem 1.248 casos de microcefalia notificados, em 311 municípios, sendo um em Mato Grosso do Sul.

A secretaria de saúde informa que desde o dia 17 de novembro, quando o Ministério da Saúde emitiu nota informativa com os procedimentos preliminares a serem adotados para a vigilância dos casos de microcefalia no Brasil, a equipe municipal tem seguindo os critérios e notificando todos os casos de crianças nascidas a termo com perímetro cefálico igual ou menor que 33 cm.

Ainda de acordo com o Núcleo de Vigilância, os casos de microcefalias estão associados a vários fatores como: exposição à fatores teratogênicos como o uso de álcool e drogas, desnutrição materna, infecção por citomegalovírus, toxoplasmose, rubéola, fatores genéticos, entre vários outros.

A nota ainda afirma que os parâmetros adotados pelo Ministério da Saúde, para detecção dos casos, são muito sensíveis para a realidade regional, tanto que já saíram novas definições de caso e todos que foram notificados deverão ser reavaliados, segundo comunicação recebida pela Secretaria de Estado de Mato Grosso do Sul.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa