quinta, 25 de abril de 2024

Educação Infantil de Ponta Porã está entre as melhores do Brasil

Educação Infantil de Ponta Porã está entre as melhores do Brasil

14 agosto 2012 - 13h00
Divulgação (TP)

A Organização dos Estados Iberoamericanos acaba de concluir, nos centros de educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Ponta Porã, um projeto piloto, que teve como objetivo principal, proporcionar a formação continuada dos profissionais em serviço na educação infantil.

Na semana passada, a consultora Elisabet Ristow, que coordenou o projeto, esteve em Ponta Porã para avaliar as atividades desenvolvidas desde o mês de abril.

A Formação Continuada de Professores em Serviço na Educação Infantil foi realizada através de um constante acompanhamento da equipe da OEI no CEINF´s locais. O projeto é inédito no Brasil e deverá ser levado para outras cidades.

Na semana passada foi realizada uma atividade de avaliação com as coordenadoras dos centros de educação infantil.

Elizabet elogiou a forma com que a Prefeitura de Ponta Porã cuida da educação infantil: “A Educação Infantil em Ponta Porã possui um diferencial: a qualificação dos profissionais dos Centros de Educação Infantil e as Diretrizes Curriculares Municipais que contemplam a Educação Infantil. O que, destacamos aqui, em Ponta Porã, infelizmente, não é a realidade de muitos outros municípios brasileiros. Aqui, a professora que trabalha no CEINF é formada, habilitada, especializada e ganha para isso. Em muitos municípios isso não ocorre”, salientou.

Este projeto piloto desenvolvido em Ponta Porã, servirá de modelo para embasar as políticas públicas para a educação infantil no Brasil. “Uma das metas da OEI é, até o ano de 2025, contribuir para melhoras as condições de atendimentos às crianças no Brasil”, afirma Ristow.

Um ponto forte destacado por ela é a qualificação dos profissionais da Rede Municipal de Ensino. Diferentemente de muitos municípios brasileiros, em Ponta Porã as professoras que atuam nos CEINF´s, inclusive berçários, são formadas. 90% pós-graduadas e várias já estão fazendo mestrado. “Isso representa qualidade na atenção às crianças, garantindo um tratamento adequado”, afirma Elisabet.

Segundo ela, “Ponta Porã está indo muito bem. Aqui, a administração municipal tem a sensibilidade para que a educação infantil receba os investimentos necessários. Claro que nem tudo é perfeito, mas afirmo que encontrei uma gestão comprometida, que anseia melhorias e que legisla, garantindo que a educação infantil seja tratada dentro das diretrizes curriculares nacionais”, declarou.

Os estudos feitos pela OEI em Ponta Porã foram iniciados no mês de abril. O município saiu na frente no projeto desenvolvido em todo o Brasil. O próximo município será Foz do Iguaçu, no Paraná.

A secretária municipal de educação, Joelma Nascimento Moura, considerou a participação de Ponta Porã, nos trabalhos da OEI, como um fato inédito: “esta iniciativa começou por Ponta Porã. Aqui, foi desenvolvido um projeto piloto que será levado para várias cidades brasileiras. Ficamos felizes em ver que o trabalho comandado pelo prefeito Flávio Kayatt é bem avaliado e contempla o que preconiza os parâmetros curriculares nacionais, destacando nosso município entre tantos, no Brasil. Com relação ao projeto, pudemos ver que as crianças estão mais felizes. Acredito que ele significa o começo de um grande trabalho dos profissionais dos CEINF´s de Ponta Porã, pois, afinal de contas, aprendemos muito com as nossas crianças, declarou a secretária.

Joelma destacou a preocupação da administração de Flávio Kayatt em manter a qualificação constante dos profissionais da educação. Segundo ela, com o projeto, todos ganharam. “As coordenadoras e professoras aprenderam bastante e, junto dos outros profissionais dos CEINF´s, estão mais presentes nas atividades diárias. Estamos muito satisfeitos com os resultados deste trabalho desenvolvido em Ponta Porã” finalizou Joelma.

Deixe seu Comentário

Leia Também

LOTERIA

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 6 milhões

NOVAS REGRAS

IPVA terá limite de parcela única e melhores condições para quitar débitos

ECONOMIA

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7

PEDRO JUAN CABALLERO

Confronto em penitenciária termina com quatro pessoas mortas na fronteira