sexta, 29 de março de 2024

Europeus visitam fronteira para avaliar projeto GIAPA

Europeus visitam fronteira para avaliar projeto GIAPA

08 agosto 2012 - 15h00
Divulgação (TP)

Representantes da Delegação da União Européia no Brasil estiveram em Ponta Porã nesta semana para fazer uma verificação administrativa e financeira do Projeto GIAPA - “Gestão Integrada da Bacia do Rio Apa”, desenvolvido pela Prefeitura de Ponta Porã, pela Gobernación del Amambay (Paraguai), a ONGD Paz y Desarrollo e co-financiado União Européia.

A equipe foi composta pelo chefe da Seção de Finanças, Contratos e Auditoria da Delegação da União Européia no Brasil, Siggi Krahl, também Gaetan de Smet, gestor financeiro e Hans Dorresteijn, gestor operacional do Projeto GIAPA.

Eles foram recebidos pelos responsáveis pela execução das atividades previstas no projeto que repassaram todas as informações necessárias. A visita dos europeus teve como principal objetivo verificar a aplicação dos recursos referentes ao projeto desde a assinatura do contrato até a contabilidade. A União Européia co-financia o projeto.

Eles tiveram acesso aos documentos referentes ao projeto e retornaram a Brasilia, onde trabalham no escritório da Delegação da União Européia no país.

A visita desta delegação é considerada uma rotina porque a União Européia promove uma fiscalização rigorosa na aplicação dos recursos repassados para viabilizar os projetos. O mesmo procedimento é feito nos outros dois projetos que unem brasileiros e paraguaios com o co-financiamento europeu: a Revitalização da Linha Internacional e o projeto que prevê a melhor destinação dos resíduos sólidos (lixo urbano) produzido pelas populações de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero.

PROJETO

O Projeto GIAPA – Gestão Integrada do Rio APA é voltado ao fortalecimento e desenvolvimento sustentável do grupo populacional composto pelos Departamentos de Concépcion e Amambay, República do Paraguai, Estado do Mato Grosso do Sul e República Federativa do Brasil.

O projeto visa melhorar a condição do meio ambiente e qualidade de vida da população residente na bacia hidrográfica do Rio Apa, através de uma ação de consciência e trabalho ambiental, para lidar com o desenvolvimento do modelo de exploração agrícola e degradação do ambiente. Faz-se necessário o estabelecimento de normativas severas para o uso da terra e proteção dos recursos, além de um trabalho de conscientização ambiental para a população em geral.

O GIAPA é um projeto coordenado pela Prefeitura Municipal de Ponta Porã (Brasil), e tem como parceiros a Gobernación do Departamento de Amambay (Paraguai) e ONGD Paz y Desarrollo (Espanha), co-financiado pela União Européia.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE