sábado, 20 de abril de 2024
Dourados

Festival em Dourados quer fomentar cultura do milho

04 março 2016 - 22h40Por Fonte: douradosnews
Foi realizado na manhã desta sexta-feira (04), no Plenarinho da Câmara Municipal, o lançamento do I Dourados Milho Festival que acontece em maio deste ano. A festa tem como objetivo fomentar o turismo local assim como reavivar a culinária de produtos derivados do milho. Durante o festival, que será realizado nos dias 06, 07 e 08 de maio, terá também oficinas de artesanato, culinária, palestras e passeio ciclístico.

"O principal objetivo é valorizar o turismo que através de intercambio as pessoas dos bairros para o centro e de outros municípios também para participar da festa, assim como a da soja que atraiu muitas pessoas no ano passado, buscamos realizar da mesma forma", comentou Sérgio Nogueira, um dos colaboradores da festa.

Apesar da festa acontecer apenas em maio, o lançamento foi realizado com antecedência para as pessoas que desejam além de expor seus produtos como comidas típicas, artesanato e entre outros possam se organizar com antecedência assim como os que desejam participar dos concursos que terão como de música, culinária e ainda a Olimpíada do Milhão voltados para escolas municipais entre outros.

"Como buscamos a participação da comunidade douraddense decidimos lançar com antecedência a festa, para divulgar para as pessoas, até porque vamos realizar alguns concursos voltados para gastronomia, artesanato, música regional, pintura, dança, entre outros e as pessoas precisam fazer a inscrição e isso tem um prazo, pois isso já lançamos", completou Monier Abrão, presidente da Associação Dourados-MS Receptivo um dos organizadores do evento.

A programação também está disponível no site, sendo que a abertura acontece no dia 06 no Teatro Municipal, com palestras entre outros. Nos dias sete e oito a programação será na Praça Antônio João com terá barracas com comidas típicas e produzidas através do milho, festival musical e também em algumas instituições da cidade participantes.

A data para as pessoas interessadas em participar dos concursos será de 05 de março até o dia 24 de abril, e será feita somente pelo site www.mounierabraão.com e acessar a opção I Dourados Milho Festival, e no menu festival Contato e Inscrições.

Veja a agenda preliminar

06 de maio

Palestras em Instituições de Ensino. "O desenvolvimento agro rural em dourados-MS, Portal do Mercosul" De Colônia Agrícola a Agronegócio - e a Olimpíada do Milhão.

"Empreendendo o milho e o Turismo para o Desenvolvimento Local"

19h- Abertura oficial com palestras, apresentações e mostras culturais no Teatro Municipal. Abertura: FUNDTUR MS / SEMC (Sec. de Cultura) / SEMED (Sec. de Educação) Palestras: - Profa. Dra. Zefa Valdevina Pereira - UFGD, Origens do Milho e Banco de Sementes; - O Desenvolvimento Rural e Dourados-MS, Portal do Mercosul - Da Colônia Agrícola ao Agronegócio "Delícias do Milho"

21h Concurso e mostras Gastronômicas.

07 de maio

"Forum de Turismo e Formação Continuada para Professores/Universitários/Técnicos"

10h/12h sala 1 – Fórum de Turismo e Cultura para o Trade de Turismo & Cultura ?

08h/16h sala 2 – Lançamento da Cartilha pedagógica: O Desenvolvimento Rural e Dourados-MS, Portal do Mercosul / Da Colônia Agrícola ao Agronegócio e Mini-curso: (Formação Continuada)

12h30 – Almoço de Confraternização

"AgroBike - CicloTurismo" + Tarde: ? Passeios Turísticos evidenciando a cultura do milho no município. Local de saída a definir. "Sararte no Milharal" + Noite: na Praça Antônio João, Baile do Milho, com palco e músicos regionais, atrações artísticas diversas. Praça de alimentação – Delícias do Milho. Tendas de Artes / Gastronomia / Exposições de Produtos e Serviços -Semi-final Concursos: Versos Livres / Foto / Artesanato / Pintura / Gastronomia / Fantasia Mascote / Pipoca e outros

08 de maio

"Benção do Milho" + Manhã: ? 8h, MISSA/ 19:30h, culto pela paz no campo e pela produtividade rural. Local a definir. "Feirinha e Happy Hour do Milho com Show de Novos Talentos"

16h/22h: ? Tendas de Artes / Gastronomia / Exposições de Produtos e Serviços - final concursos com premiação: Versos Livres / Foto / Artesanato / Pintura / Gastronomia / Fantasia / Pipoca - concursos de pintura & Nome do Mascote - olimpíada do milhão – Concurso virtual de conhecimento sobre o Milho, com final presencial

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa