quinta, 25 de abril de 2024
Polícia

Granada encontrada em quintal é de modelo fabricado na 1ª Guerra Mundial

19 dezembro 2015 - 06h30Por Fonte: correiodoestado
O artefato encontrado no quinal de uma residência em Campo Grande foi identificado como uma granada de patente americana fabricada depois da Primeira Guerra Mundial, entre os anos de 1918 e 1942. No Brasil, o modelo foi usado durante campanha da 2ª Guerra, segundo o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope).

O major do Bope, Wagner Ferreira, disse ao Portal Correio do Estado que apenas o resultado da análise técnica que está sendo feita nos destroços por uma equipe de explosivos poderá dar a identificação precisa, mas que já é possível afirmar que se trata de uma granada antiga.
“As características externas são compatíveis com essa granada histórica, mas não posso afirmar que é de fato”, disse.

Ainda segundo o major, o fato de uma granada com cerca de 100 anos aparecer no quintal pode se dar devido ao fato de algumas pessoas guardarem os objetos de guerra como souvenirs, e ao serem encontrados, as pessoas não se dão conta do risco, segundo o major.

Ferreira destacou ainda que o morador que encontrou o artefato agiu de forma correta ao não mexer no objeto e acionar a polícia. Conforme ele, qualquer pessoa que encontrar um objeto suspeito, deve manter distância e ligar no 190, para que a equipe antibombas faça a neutralização.
Como não houve ameaça e não há indícios de crime, a princípio não será feita investigação para apurar quem deixou a granada no local.

NEUTRALIZAÇÃO

A granada foi encontrada por um morador do Bairro Bom Jardim, enquanto cortava a grama do quintal. A equipe do Bope foi acionada para lidar com o explosivo, que estava na Avenida das Roseiras.
Segundo o major Wagner, não foi feita a detonação do artefato, mas uma técnica chamada de neutralização de risco.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Polícia Federal retoma agendamento online para emissão de passaporte

ECONOMIA

Alimentos ultraprocessados ficarão fora do Imposto Seletivo

EDUCAÇÃO

Segunda parcela do Pé-de-Meia começa a ser paga nesta quinta-feira

GERAL

Moradores do campo ainda são mais afetados por insegurança alimentar