terça, 16 de abril de 2024
Dourados

Guarda recebe 50 armas não letais para mais segurança em Dourados

26 julho 2016 - 15h18Por Fonte: douradosnews
A GMD (Guarda Municipal de Dourados) continua o seu processo de equipamento e modernização. Acaba de receber e já está em uso mais 50 pistolas de condutividade elétrica, que são armas não letais.

De acordo com o comandante da Guarda, João Vicente Chencarek, todos os guardas já estão treinados para o uso do armamento, que a instituição já utiliza há algum tempo. Esse tipo de arma é usada para a imobilização e detenção, sem nenhum dano à saúde, de pessoas que por ventura estejam alteradas, principalmente pelo uso de drogas.

"Nossas ações tem o foco no trabalho preventivo. É uma ação visando proteger a sociedade, com atenção especial para a cidadania e o social. Neste sentido essas armas não letais são fundamentais, pois permitem a ação preventiva, preservando-se a vida da pessoa", explica Vicente.

As pistolas recebidas pela Guarda faz parte de um convênio com o Governo Federal, pelo projeto "Craque; é possível vencer". Por esse mesmo projeto a Guarda Municipal de Dourados já recebeu um micro-ônibus para monitoramento, dois veículos tipo sedan, duas motos e 150 unidades de spray de pimenta.

A Guarda aguarda ainda o recebimento de mais 20 câmeras de monitoramento para a instalação em pontos onde há vulnerabilidade para o uso de drogas. Vicente explica que o monitoramento é feito no Cecom (Centro de Comunicação e Monitoramento) da Guarda e pelo micro-ônibus, que é a unidade móvel de monitoramento.

Pelo projeto, os guardas municipais de Dourados também receberam cursos de aperfeiçoamento, que fazem parte de um processo de qualificação, dentro da missão de tornar a GMD uma das melhores do país.

Hoje, segundo Vicente, em termos de estrutura, legislação e atribuições a Guarda Municipal de Dourados é uma das melhores do Brasil. "Quando foi publicada a Lei 13.022/14, que regulamenta as guardas municipais do país, a gente já estava bem avançado e tivemos que fazer poucas adaptações", lembra. "Temos também um ótimo plano de cargos e carreiras; somos uma das bem organizadas do país", comemora o comandante.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa